terça-feira, 4 de agosto de 2015

Artemísia

30-07-2015

Nome científico: Tanacetum parthenium
Sinonímias: Chrysanthemum parthenium, Leucanthemum parthenium, Pyrethrum parthenium
Nomes comuns: Artemísia, Artemija, Matricária, Artemísia-dos-ervanários, Alfinetes-de-senhora, Alfinetes-de-Nossa-Senhora, Artemísia-dos-prados, Rainha-das-ervas
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: nativa da Península Balcânica e naturalizada na Região Mediterrânica  

05-02-2014
A artemísia é uma planta herbácea com um ciclo de vida vivaz ou bianual. Possui um aroma muito característico e pode atingir entre 40 a 60 cm de altura. As suas folhas são ovadas a oblongas, pecioladas e verde-amareladas. Os seus ramos são eretos, rijos e ramificados para assim sustentarem as inflorescências. Estas caracterizam-se por serem o típico capítulo floral composto por inúmeras e pequenas flores, sendo que as do círculo exterior são de cor branca e liguladas e as do interior amarelas e tubuladas.

Propriedades e utilizações:
A artemísia tem uma longa história de uso na medicina tradicional e popular, especialmente entre os antigos herbalistas gregos. As folhas e flores (normalmente colhia-se a parte aérea florida) eram as partes da planta utilizadas e eram secas para uso posterior. São-lhe atribuídas propriedades medicinais, sendo considerada analgésica, diurética, emenagoga, estimulante e tónica. Popularmente era usada para o tratamento de dores de cabeça (aplicada em compressas), artrite e problemas digestivos, ajudava a reduzir a febre e funcionava como reguladora do ciclo menstrual. Ao que parece no século XIX, a sua utilização foi aconselhada por médicos americanos para promover a menstruação e tratar os sintomas psíquicos da TPM.
22-05-2014
24-04-2014
Aconselha-se mulheres grávidas a evitar o uso desta planta, pois como pode promover a menstruação pode induzir ao aborto. Em algumas regiões de Portugal acreditava-se que levar folhas de artemísia dentro dos sapatos, mantendo contato direto com a planta do pé, durante três dias, fazia “baixar a regra” (menstruação), quando esta se atrasava uma semana.
As flores secas serviam para aromatizar alguns vinhos e para conferir um sabor amargo, mas aromático, a certos alimentos. As flores frescas eram esfregadas na pele para agirem como um repelente.
30-07-2015
Há indicações que os botões florais secos funcionam como inseticida e têm as mesmas propriedades das piretrinas naturais extraídas das flores do Chrysanthemum cinerariaefolium (para experimentar: colocar uma chávena de flores secas num litro de água quente com sabão por uma hora. Depois deixar arrefecer e usar).
22-05-2014

Hoje em dia a planta é mais utilizada como ornamental nos jardins, quer em canteiros como em vasos.

Cultivo: Trata-se de uma espécie naturalizada no território português, crescendo subespontânea em algumas regiões de Portugal Continental e Açores.
A artemísia é uma planta pouco exigente, adaptando-se bem a quase todo o tipo de solo. Cresce em locais muito soalheiros e tolera alguma seca. Multiplica-se por semente.

Curiosidades: A planta já foi classificada em 5 géneros diferentes e ainda existem algumas controvérsias acerca do género a que pertence; O nome do género Tanacetum deriva do latim medieval "tanazita", que por sua vez vem do grego "Athanasia" (imortal, a longo prazo), referindo-se às inflorescências da planta ou a algumas bebidas feitas a partir das suas folhas e que se acreditava darem a vida eterna; O nome da espécie “parthenium” alude à vida de alguém que durante a construção do Partenon (templo da deusa Atena) se curou de uma intensa dor de cabeça com a utilização desta planta; As abelhas são repelidas pelas artemisias, pelo que alguns autores não recomendam o seu cultivo junto de espécies que necessitem da polinização apícola; As suas folhas, quase lisas e em forma de penas, são parecida com as folhas dos crisântemos; As suas flores assemelham-se às flores da camomila-vulgar (Matricaria recutita), com o qual é muitas vezes confundida.
03-10-2012
31-07-2015
28-05-2014

3 comentários:

  1. Quanto valor esta erva tem, muito bom , post
    muito enriquecedor.
    Abraço

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. les dejo un link de una herramienta que apoya en el crecimiento de flores de manera adecuada http://www.hortomallas.com/galerias/foto-de-aplicaciones-de-malla-espaldera-clavel/

    ResponderEliminar
  3. Também é utilizada como vermifugo (desparasitário) natural.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...