quarta-feira, 13 de maio de 2015

Drimiopsis maculata

23-04-2015

Nome científico: Drimiopsis maculata
Sinonímia: Ledebouria petiolata
Nome comum: Planta crocodilo, Hosta-africana
Família: Hyacinthaceae (ou Asparagaceae)
Origem: África do Sul

A planta Drimiopsis maculata é uma bulbosa que pode atingir entre 15 e 30 cm de altura e apresenta um ciclo de vida perene. As suas folhas são verdes, basais e chamam à atenção pelas atrativas manchas/”pintinhas” e pelas margens onduladas. A luminosidade a que a planta está sujeita contribui para a quantidade e intensidade das manchas na folhagem, estas em determinadas alturas ou ambientes podem desaparecer completamente. A sua inflorescência em forma de espiga pode alcançar 30 cm de altura e é composta por várias flores brancas que possuem um aroma suave.
19-03-2015
09-04-2015

Nos jardins, esta planta pode ser usada como cobertura do solo em locais sombreados. Pode, ainda, ser usada em vasos, quer no exterior como no interior.

Cultivo: Deve ser cultivada à meia-sombra, no entanto adapta-se à sombra total ou a locais muito solarengos. Aprecia solos bem drenados e regas moderadas. É uma planta muito resistente à seca. No inverno tolera o frio e geadas leves, contudo pode perder a sua parte aérea, voltando a rebentar na primavera seguinte. Podemos proteger os bolbos com algum mulching durante o inverno. Devemos estar atentos aos ataques das lesmas e caracóis. Multiplica-se através da divisão dos bolbos ou por sementes.
24-04-2015
13-05-2015
13-05-2015
Curiosidades: A designação da espécie, "maculata", tem origem no termo “mácula” que significa mancha, isto devido às manchas presentes nas suas folhas; Os nomes comuns desta planta em inglês são: “Little White Soldiers” (Soldadinhos brancos) devido às suas pequenas flores brancas, “Leopard plant” (Planta leopardo) devido às manchas nas suas folhas e “African Hosta” (Hosta africana) devido à semelhança com as plantas do género Hosta; Os bolbos podem provocar alguma irritabilidade em peles mais sensíveis, pelo que devemos lavar bem as mãos após o seu manuseio.

12 comentários:

  1. Que planta fantástica , conheço algumas de folhagens parecidas
    Eu não conhecia esta bela espécie,
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Disseram que ela é venenosa para os animais e verdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Nas nossas pesquisas não encontramos informação acerca da toxicidade desta planta para animais... mas nós não somos especialistas botânicos ;)
      Um abraço

      Eliminar
    2. Apareceu uma muda dessas no meu quintal. Eu não a conhecia e agora que fui pesquisar descobri que se tratava dela. Não sei como veio parar aqui. Acho que veio com a enchente que aconteceu aqui em janeiro.

      Eliminar
  3. Ela e venenosa gostaria de saber pois meu bebe comeu...

    ResponderEliminar
  4. Tenho esta planta em minha casa, ainda pequena, e ela suga muito a água. Nos dias que reguei menos, ela amarelou 4 folhas, mas aqui está falando que aguenta seca e gosta de regas moderadas. Mas a minha parece gostar balante de água... a raiz dela (bulbosa, né?) sempre fica sobressaindo na terra. Como cuido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a sua não seja exatamente está. A minha mãe deixou duas plantas desta numa casa em outra cidade, ppr 2 anos e 4 meses, em função da pandemia, não foi mais lá, pois precisava pegar avião pra ir, e acreditem, estão vivas e verdes lindasss

      Eliminar
  5. É muito fácil de cuidar eu tenho ela à muitos anos

    ResponderEliminar
  6. Devemos sempre considerar que qualquer planta possa ser TÓXICA, portanto, ficarmos sempre atentos com crianças e animais de criação; não devemos mexer com as plantas sem luvas e, jamais, plantá-las perto, muito menos, junto de alguma árvore frutífera!!! Abraços

    ResponderEliminar
  7. A minha está linda tmb surgiu do nada eu estou amando adoro plantas

    ResponderEliminar
  8. Como faço o plantio por sementes? Sao as bolinhas que aparecem nas hastes abaixo das “flores”?

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...