quarta-feira, 13 de maio de 2015

Drimiopsis maculata

23-04-2015

Nome científico: Drimiopsis maculata
Sinonímia: Ledebouria petiolata
Nome comum: Planta crocodilo
Família: Hyacinthaceae (ou Asparagaceae)
Origem: África do Sul

A planta Drimiopsis maculata é uma bulbosa que pode atingir entre 15 e 30 cm de altura e apresenta um ciclo de vida perene. As suas folhas são verdes, basais e chamam à atenção pelas atrativas manchas/”pintinhas” e pelas margens onduladas. A luminosidade a que a planta está sujeita contribui para a quantidade e intensidade das manchas na folhagem, estas em determinadas alturas ou ambientes podem desaparecer completamente. A sua inflorescência em forma de espiga pode alcançar 30 cm de altura e é composta por várias flores brancas que possuem um aroma suave.
19-03-2015
09-04-2015

Nos jardins, esta planta pode ser usada como cobertura do solo em locais sombreados. Pode, ainda, ser usada em vasos, quer no exterior como no interior.

Cultivo: Deve ser cultivada à meia-sombra, no entanto adapta-se à sombra total ou a locais muito solarengos. Aprecia solos bem drenados e regas moderadas. É uma planta muito resistente à seca. No inverno tolera o frio e geadas leves, contudo pode perder a sua parte aérea, voltando a rebentar na primavera seguinte. Podemos proteger os bolbos com algum mulching durante o inverno. Devemos estar atentos aos ataques das lesmas e caracóis. Multiplica-se através da divisão dos bolbos ou por sementes.
24-04-2015
13-05-2015
13-05-2015
Curiosidades: A designação da espécie, "maculata", tem origem no termo “mácula” que significa mancha, isto devido às manchas presentes nas suas folhas; Os nomes comuns desta planta em inglês são: “Little White Soldiers” (Soldadinhos brancos) devido às suas pequenas flores brancas, “Leopard plant” (Planta leopardo) devido às manchas nas suas folhas e “African Hosta” (Hosta africana) devido à semelhança com as plantas do género Hosta; Os bolbos podem provocar alguma irritabilidade em peles mais sensíveis, pelo que devemos lavar bem as mãos após o seu manuseio.

1 comentário:

  1. Que planta fantástica , conheço algumas de folhagens parecidas
    Eu não conhecia esta bela espécie,
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...