sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Alho bravo

12-01-2015
Nome científico: Allium triquetrum L.
Nomes comuns: Alho-bravo, alho-triangular-branco
Família: Amaryllidaceae
Subfamília: Allioideae

O alho-bravo é uma planta bolbosa perene que apresenta um comportamento vivaz. É uma pequena herbácea que pode atingir entre 25 a 40 cm de altura. Possui um caule trigonal. As suas folhas são verdes e lineares. As suas flores, mais ou menos pendentes, são brancas com faixas verdes e encontram-se dispostas numa umbela.

15-12-2015
Cultivo: Esta planta aprecia sítios húmidos e sombrios. 
Devemos ter em atenção o seu potencial invasor, pois em ambientes favoráveis multiplica-se demasiado, impedindo outras plantas de se desenvolver.

Utilidades: Para além de ser uma planta ornamental, há referências ao facto de todas as suas partes (bolbos, folhas e flores) serem comestíveis, tanto cruas como cozinhadas. O seu bolbo pode ser usado como aromatizante. As suas folhas têm um sabor mais suave e em jovens podem ser usadas em saladas, molhos ou para aromatizar manteigas e à medida que envelhecem usam-se cozinhadas. As suas flores podem ser usadas para decorar saladas e outros pratos. Contudo, há relatos de casos de intoxicação causada pelo consumo excessivo de plantas pertencentes a este género, onde os cães parecem ser os mamíferos mais sensíveis. O alho-bravo pode ainda ser usado como repelente (esmagado repele as traças e ao que parece a planta inteira pode repelir toupeiras).
  
Curiosidades: O nome da espécie, triquetrum, tem origem no latim e significa “triangular”, fazendo referência à quilha de três gumes nas folhas e à forma de três pontas das hastes florais.
12-01-2015
15-12-2015
15-12-2015

10 comentários:

  1. Qual a melhor forma de acabar com o alho bravo pois está tomando conta da minha grama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      A forma de acabar com o alho bravo será arrancar, arrancar, arrancar... mas tendo a certeza que estamos arrancar os bolbos para que esses não se multipliquem.
      Outra forma será evitar que a planta dê sementes, cortando as flores antes.
      Esperamos ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Eliminar
  2. Boa tarde :)
    Gostaria de utilizar uma das suas imagens do alho bravo para um guia de natureza que estou a criar. Precisaria da sua autorização e do seu nome :)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Pode utilizar desde que faça referência ao blog.
    Obrigado.

    Cumprimentos,
    faroleco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aonde posso encontrar essa raiz em Taguatinga DF. Para uso medicinal

    ResponderEliminar
  5. Boa noite!
    Moramos no Rio de Janeiro, Brasil; e temos um sítio na cidade de Tanguá. Gostamos muito dos dos comentários...nos ajudou bastante. Vamos segui-los. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Eu soube que o alho bravo é bom para repelir cobras. Estou com problemas deste réptil na praia. Me disseram que as cobras não se aproximam porcentagem do cheiro?
    Vcs vendem mudas ou sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao faz isso. Ele cresce nunca mais tu acaba com ele

      Eliminar
  7. Obrigada pela informação, temos muito e também usamos na comida. Acho que não temos bicharada não desejada exatamente graças á quantidade desta espécie de alho, ao fim do dia sente-se o aroma de alho no ar é bastante agradável.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...