sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tabua


30-05-2014
Nome científico: Typha sp.
Nomes comuns: Tabua, Foguetes, Taboa
Família: Typhaceae

22-09-2013
Em Portugal existem várias espécies: Typha domingensis, Typha angustifolia, Typha latifólia, todas com características semelhantes.

A tabua é uma planta herbácea, perene e ripícola com rizomas rasteiros subaquáticos e esponjosos. Apresenta caules eretos simples e folhas basais, lineares, eretas e planas. A planta pode chegar aos 2-3 metros de altura. As suas flores são unissexuais, encontrando-se reunidas em duas espigas cilíndricas sobrepostas e contíguas. Sendo que a inferior é feminina, negro-acastanhada e a superior é masculina, amarela e mais estreita. O seu perianto está substituído por pelos. A sua floração ocorre de maio a agosto.

Esta planta é classificada como cosmopolita, uma vez que ocorre e está amplamente distribuída por todos os continentes. Em Portugal, pode ser encontrada em várias zonas. Normalmente, em terrenos húmidos e encharcados, lagoas, cursos de água e margens de charcos e estuários.

22-09-2013
26-09-2013
30-05-2014
Utilizações e propriedades: A tabua usa-se normalmente como planta comestível, artesanal e despoluente.
Os seus rizomas (raízes) podem ser consumidos cozidos. Estes são nutritivos e com um teor de proteínas comparável ao milho ou arroz, fornecendo abundante quantidade de amido. Os seus brotos, crus ou cozidos, são utilizados na alimentação como substituto do palmito. O pólen, que fica na parte superior da planta, é comido ao natural e parece ser rico em vitaminas. Os seus rizomas são ainda triturados e usados como cataplasma em queimaduras e feridas.
Devemos ter em atenção que quando as plantas crescem em águas poluídas podem acumular chumbo e pesticidas, logo não devem ser consumidas.
20-07-2013
27-04-2013
17-07-2014
As suas folhas podem ser usadas para artesanato em esteiras, cestaria, tapeçaria, assentos de bancos e cadeiras tradicionais. 
Esta planta pode ainda ser utilizada como isolamento térmico em edifícios.
A sua inflorescência pode ser usada em arranjos florais. Antigamente, as sementes eram utilizadas para encher almofadas.  
A tabua é uma planta usada na fitorremediação (tecnologia onde se usa plantas para minimizar poluentes do meio ambiente). Assim, é considerada uma planta despoluente, já que absorve metais pesados e outros poluentes das águas.

Curiosidades: As inflorescências da tabua fazem lembrar foguetes, sendo este outro dos seus nomes comuns; A evidência de preservados de amido de grãos em pedras de moagem sugere que eles foram comidos na Europa há 30.000 anos; Algumas tribos construíram as suas jangadas com esta planta; Algumas aves usam os restos da inflorescência para estofar os seus ninhos.
17-07-2014
28-05-2014
28-05-2014

1 comentário:

  1. "Ontem foi embora.Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos!!!Qualquer ato
    de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz" (Madre Teresa de Calcutá)
    Um grande abraço, Marie.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...