terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cravo Túnico

17-07-2014

Nome científico: Tagetes sp. (Tagetes patula, Tagetes erecta)
Nomes comuns: Cravo-túnico, Tagetes, Cravo-de-defunto, Cravo-da-Índia, Cravo-francês
Família: Asteraceae (anterior Compositae)
Origem: México
25-10-2012
O cravo-túnico é uma planta herbácea anual que pode atingir em média 30 a 40 cm de altura. Possui caules grossos de cor verde, não muito longos e muito ramificados. A sua folhagem é densa e as suas folhas são opostas, oblongas, muito recortadas e muito aromáticas. A sua floração ocorre durante o verão e as suas flores vistosas reunidas em capítulos dobrados podem ser amarelas, vermelhas ou cor de laranja. Para além das diferentes tonalidades apresentam um aroma forte e característico. Toda a planta, folhas e caule, possui pequenas glândulas que contêm óleos essenciais.
25-09-2012
25-09-2012
26-08-2014

 
Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol. Adapta-se a vários tipos de solo desde que tenham uma drenagem razoável, pois não toleram encharcamentos. Devemos evitar molhar as flores e as folhas para impedir o aparecimento de algumas doenças. Sendo uma planta com um longo período de floração, aconselha-se retirar os talos murchos e cortar as flores secas para estimular o seu crescimento e prolongar a sua floração. Multiplica-se por sementes. Estas devem ser semeadas no início da primavera e com uma temperatura de 18 ºC a germinação acontecerá dentro de 10-14 dias. Os cravos-túnicos desenvolvem-se rapidamente e são muito fáceis de cultivar.
26-05-2014
28-05-2014
Utilizações: Os cravos-túnicos são muito utilizados nos jardins em canteiros, bordaduras, maciços, vasos e floreiras.
As suas flores são comestíveis (já mencionado aqui), tendo um sabor cítrico e ligeiramente amargo. Podem ser utilizadas na confeção de vários pratos, tornando-se ideais para adicionar a saladas, sanduíches, pratos de frutos do mar e sobremesas quentes.
12-08-2014
São-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais e, na horta, as suas raízes têm um efeito inseticida no solo. Assim, a planta proporciona bons resultados em algumas culturas, tais como o tomate e nas roseiras. Isto porque repele nemátodos e mosca-branca, atua como pesticida e repelente natural de pulgões, ácaros e algumas lagartas. Pode, ainda, servir como repelente para as formigas.
Podemos obter esse efeito inseticida através de um preparado em que misturamos 1 kg de folhas e/ou talos desta planta com 10 litros de água. Deixamos a macerar por dois dias ou levamos ao lume até ferver. Depois coamos e pulverizamos as plantas atacadas.
Podemos obter um corante amarelo a partir das suas flores e estas são muito apreciadas pelas borboletas.
24-06-2014
17-07-2014
17-07-2014

Curiosidades: O nome do género, Tagetes, é uma homenagem à divindade etrusca Tages, deus da sabedoria que doou ao povo da Etrúria (atual Toscana) o poder de bem cultivar a terra; O nome da espécie patula deriva do caule curto e da folhagem recortada e muito espalhada da planta; O nome da espécie erecta está relacionado com o porte ereto muito ramificado da planta e com o facto de poder crescer até um metro de altura; As duas espécies também se podem distinguir pelo tamanho da flor, sendo que a flor do tagetes patula é menor e a do tagetes erecta pode atingir 10 a 15 centímetros de diâmetro; No México, país de origem desta planta, a cor da morte é o amarelo e os cravos-túnicos são muito utilizados nos altares dedicados aos defuntos. Esta planta é, ainda, considerada a flor-do-morto (cravo-de-defunto) e era utilizada nos rituais de sacrifício ao deus Sol durante o império Asteca.
12-08-2014
22-08-2014
22-08-2014

5 comentários:

  1. São lindos , eu comprei sementes junto com petunia e não identifiquei
    os vasos e agora não sei o que é , os que germinaram, as folhas estão muito
    parecidas com cravo.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Aprimorou meu conhecimento não sabia as utilidades pois uso a mamona

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olá.
      É uma planta que gosta de calor, logo deve ser semeada assim que as temperaturas comecem a ficar mais altas... diria a partir do mês de março!
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...