quarta-feira, 25 de junho de 2014

Platycodon


22-06-2014
Nome científico: Platycodon grandiflorus
Nomes comuns: Platicodon, Flor-balão (do inglês Balloon Flower)
Família: Campanulaceae
Origem: Ásia (China, Japão, Coreia e Sibéria)

22-06-2014
A planta Platycodon é uma herbácea perene de forma arredondada que pode atingir 60 cm de altura. O seu caule é delgado e as suas folhas são verdes, simples, ovaladas a lanceoladas, opostas, verticiladas e com margens denteadas. A sua floração ocorre desde a primavera ao outono. As suas flores são campanuladas, com 5 pétalas de abertura ampla em forma de estrela, possuem nervuras evidentes e podem ser simples ou dobradas. As suas cores variam entre diferentes tonalidades de azul-violeta, rosa e branco, de acordo com a variedade. Os frutos são do tipo cápsula.

Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, mas também se adapta à meia sombra. Aprecia solo fértil, leve, com boa permeabilidade e irrigado regularmente. Podemos cobrir as raízes com algum mulching, ajudando assim a reter a humidade e a impedir o crescimento de “ervas daninhas”. É uma espécie rústica. Após a primeira floração, devemos cortar os ramos que já floriram, para encorajar a planta a florescer novamente. Perde a parte aérea no inverno e forma um tubérculo que lhe permite sobreviver e voltar a brotar na primavera seguinte. Devemos proteger as raízes da geada. Multiplica-se por sementes (pelo que os frutos devem ser deixados a secar na planta) ou por divisão da planta (tendo-se cuidado para não danificar as raízes).

31-05-2014
24-06-2014
22-06-2014
Propriedades e utilizações: Apesar de haver algumas referências à ligeira toxicidade desta planta (folhas e raízes) há também indicações de que é cultivada há mais de 2000 anos, principalmente na China, como planta medicinal. Como tal, destacam-se as suas propriedades anti-inflamatórias, sendo ainda utilizada como alimento, em sopas e saladas ou usada como aromatizante.
Esta planta é muito apreciada nos jardins devido às suas flores vistosas. Pode ser usada na formação de bordaduras e maciços ou plantada em vasos e jardineiras. As suas flores são relativamente duráveis depois de cortadas, pelo que podem ser aproveitadas como flor-de-corte em arranjos florais.
05-06-2014
22-06-2014
25-06-2014
Curiosidades: O nome do género, Platycodon, significa "sino amplo" e está relacionado com a forma da sua flor; O nome comum flor-balão tem origem na forma dos seus botões que lembram graciosos balões de ar quente.
25-06-2013

2 comentários:

  1. Ela lhe ofereceu uma bela flor, muito linda.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...