terça-feira, 10 de junho de 2014

Lanterna Japonesa


29-05-2014
Nome científico: Abutilon megapotamicum
Nomes comuns: Lanterna-japonesa, Lanterna-chinesa, Lanterninha-japonesa, Sininho, Chapéu-de-cardeal
Família: Malvaceae
Origem: Brasil

29-09-2011
28-05-2014
A lanterna-japonesa é um arbusto de textura semilenhosa que pode alcançar cerca de 3 metros de altura. Isto devido à sua tendência semi-trepadora e se conduzido/tutoriado sobre um suporte adequado. Apresenta ramos finos, compridos, débeis e flexíveis. A sua folhagem é persistente e as suas folhas são serrilhadas, normalmente de coloração verde. As suas flores são solitárias, pendentes, com cálice vermelho e corola amarela, fazendo lembrar lanternas.
Nos jardins, esta planta pode ser plantada isolada ou em grupos.
28-05-2014
28-05-2014
28-05-2014
Cultivo: A planta gosta de locais muito ensolarados, mas devemos evitar plantá-la sob sol pleno, optando pela meia-sombra, visto que o sol direto e intenso durante o verão pode queimar as suas folhas. Aprecia solos férteis, bem drenáveis e irrigados a intervalos regulares. É sensível às geadas fortes, podendo perder as suas folhas. Podemos conduzir a planta como trepadeira ou realizar podas de forma a obter um arbusto mais lenhosso e com a folhagem mais compacta. Multiplica-se por estacas.
28-05-2014, perto da fisális
30-05-2014
30-05-2014

Curiosidades: Em alguns países, esta planta é conhecida popularmente por “bandeira belga”, porque as suas flores têm as cores dessa bandeira; Há referências ao facto das suas flores serem comestíveis, tanto cruas como cozinhadas, como, aliás, ocorre com boa parte da família Malvaceae

Nota: 1.ª atualização.

4 comentários:

  1. Ainda hoje vi esta planta , mas com outro nome,
    imagino que pode ser uma espécie semelhante.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se era outro nome comum pode ser a mesma espécie!
      Isto porque cada região tem nomes diferentes para cada planta, o que dá uma quantidade enorme de nomes comuns para uma só planta :)

      Um abraço

      Eliminar
  2. Lanterna chinesa e lanterna japonesa sao plantas identidas??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Isto dos nomes comuns tem muito que se lhe diga...
      Há regiões que chamam ao Abutilon megapotamicum de lanterna-japonesa, noutras de lanterna-japonesa, entre outros nomes... depois há a planta Abutilon x hybridum (que pode ver aqui: http://faroleco.blogspot.pt/2015/05/abutilon.html) que também é chamada popularmente de lanterna-chinesa...
      Logo, só conhecendo o nome científico da planta é que a conhecemos realmente :)

      Um abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...