terça-feira, 13 de maio de 2014

Lilás da Califórnia

04-05-2014

Nome científico: Ceanothus thyrsiflorus
Nomes comuns: Lilás-da-Califórnia, Ceanothus, Botão-azul
Família: Rhamnaceae
Origem: América do Norte (Califórnia)

07-05-2014
O lilás-da-Califórnia é um arbusto de crescimento rápido e de folhagem persistente. 
As suas folhas são ovais e verde-escuras, apresentam alguns reflexos brilhantes na parte superior e são um pouco acinzentadas na parte inferior. As suas flores são pequenas, azuis e com um aroma a mel muito agradável. 
A sua bela e abundante floração ocorre na primavera, principalmente nos meses de maio e junho, e é um festim para as abelhas.


04-05-2014
28-05-2012
30-04-2011
Cultivo: Deve ser plantado ao sol ou meia sombra. Adapta-se à maioria dos solos desde que sejam bem drenados. Depois de estabelecido, o lilás-da-Califórnia é resistente ao frio, aos ventos marítimos e a períodos de seca, necessitando apenas de regas no verão quando o calor é mais intenso. Requer uma poda anual, a seguir à floração, para que desenvolva novos rebentos. Multiplica-se principalmente através de estacas.

07-05-2014
Utilizações: Nos jardins, é uma planta bastante ornamental, tanto pela sua folhagem brilhante como pela sua bela floração. Podemos usá-la em sebes e a variedade ‘repens’ é uma boa opção para a cobertura do solo.
As suas flores atraem muitas abelhas e outros insetos auxiliares.
07-05-2014
Há referência ao facto de todas as partes da planta serem ricas em saponinas, ou seja, quando esmagadas e misturadas com água produzem uma boa espuma, dando origem a um sabão suave e eficaz. As suas flores são também usadas em sabonetes, pois proporcionam-lhe um agradável perfume. Podemos obter um corante verde a partir das suas flores.

Curiosidades: O nome do género, Ceanothus, deriva da palavra grega keanothus, usada para descrever plantas espinhosas; O nome da espécie thyrsiflorus deve-se às inflorescências piramidais da planta; Estas inflorescências fazem lembrar o lilás (Syringa) e, por isso, o nome comum ser lilás-da-Califórnia; O C. thyrsiflorus tem sido muito utilizado nos jardins, existindo vários cultivares.

Nota: 1.ª atualização

3 comentários:

  1. Quando vi a foto , confundi com alfazema , linda
    também.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Eu via muito esse arbusto no sul da Califórnia, nos EUA. Acredito que se adapte bem em alguns locais do Brasil, porém nunca o vi por aqui. Alguém conhece algum local que venda mudas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiano,
      Nós estamos em Portugal.
      Seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...