sexta-feira, 16 de maio de 2014

Visitantes: Borboleta Almirante Vermelho


05-04-2014
13-05-2014
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Papilionoidea
Família: Nymphalidae
Nome científico: Vanessa atalanta
Nomes comuns: Almirante-vermelho, Borboleta-da-sorte, Borboleta-feiticeira, Vulcão

A borboleta almirante-vermelho é bastante comum em Portugal e pode ser observada em todo o país. Mede cerca de 6 centímetros de envergadura e distingue-se facilmente pela faixa vermelha-viva que sobressai no fundo preto-acastanhado e aveludado e pelas manchas brancas na extremidade das asas anteriores.
Para escapar aos seus predadores usa eficazes técnicas de camuflagem. Quando pousa num campo aberto e em terreno rochoso fecha as asas e assim “desaparece” com a ajuda das cores variadas da face inferior (ocres, cinzentos e castanhos). Em locais com flores mantém as asas abertas, confundindo-se com a colorida paisagem circundante.
05-04-2014
05-04-2014
05-04-2014
Esta borboleta tem duas ou três gerações por ano e coloca os seus ovos individualmente e preferencialmente em folhas de urtigasAs lagartas, escuras com uma faixa amarela, criam um abrigo com folhas de urtigas (Urtica spp.) e parietárias (Parietaria spp.) onde permanecem escondidas dos predadores enquanto se alimentam vorazmente e formam a crisálida. Os adultos preferem espaços abertos com bastante néctar de flores (como budleias) e frutas em decomposição, podendo ser encontrados desde charcos a bosques, prados, jardins e florestas pouco densas.


05-04-2014
05-04-2014
Curiosidades: Durante os meses mais frios, a borboleta almirante-vermelho migra para paragens mais agradáveis e pode chegar a percorrer mais de 3000 km para encontrar um ambiente mais favorável à sua sobrevivência; O seu nome comum está relacionado com as bandas coloridas que possui e que fazem lembrar as divisas do uniforme usado pela marinha americana, durante a II Guerra Mundial; Na mitologia grega, Atalanta foi uma heroína que prometeu a sua mão a quem a vencesse nas corridas; A borboleta almirante-vermelho pertence ao mesmo género da borboleta bela-dama já mencionada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...