quarta-feira, 19 de março de 2014

Chorina


15-03-2013
Nome científico: Lampranthus spp
Nome comum: chorina
Família: Aizoaceae
Origem: África do Sul

15-03-2013

A chorina é uma planta suculenta, rasteira com um ciclo de vida perene. Apresenta folhas carnudas e triangulares. As suas flores são solitárias e podem ser de cor amarela, vermelha, branca, roxa, laranja ou rosa. 
Devido a esta grande variedade de cores e por ser uma planta muito florífera torna-se muito mais atrativa para os jardins.
15-12-2012
12-03-2014

É uma planta rústica e versátil, podendo ser utilizada para cobertura de solos pobres, em canteiros, bordaduras e em vasos (por exemplo, vasos suspensos onde fica pendente). 
As suas flores coloridas são muito atrativas para as abelhas e outros insetos, os quais se encarregam da sua polinização e assim asseguram a produção de sementes.

15-03-2013
Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol. Prefere solos leves e com boa drenagem. Deve ser regada a longos intervalos, pois sendo uma suculenta guarda a água nas folhas e, por isso, não é necessário ser regada todos os dias. Depois de estabelecida resiste a períodos de seca. É tolerante ao frio e a com curtos períodos de geada. Multiplica-se, facilmente, por estacas feitas após o florescimento.

25-05-2012
Curiosidades:  O nome do género deriva das palavras gregas lampros (brilhante) e anthos (flor), referindo-se às grandes flores vistosas; 
25-05-2012
Este género é um dos maiores da família Aizoaceae, sendo composto por cerca de 230 espécies; As plantas são todas polinizadas por insetos ao meio-dia, quando as flores estão completamente abertas; Em alguns países, as plantas foram chamadas popularmente de "trabalhadores municipais", devido ao facto das flores abrirem às 9h e fecham às 17h; As suas sementes são capazes de sobreviver na cápsula por vários meses, aguardando as chuvas. Depois, quando houver água suficiente, a cápsula incha e abre para que a chuva leve as sementes para a terra, onde germinarão rapidamente. 
08-05-2013


12-06-2013

Nota: 1.ª atualização

4 comentários:

  1. Flor muito bonita. Conheço pelo nome de "onze horas". Gostaria de saber onde obter mudas ou sementes de todas as cores. Eu só conhecia e tenho a vermelha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva anónimo,
      Penso que encontrará mudas ou sementes em qualquer Centro de Jardinagem (Garden Center).
      Nós poderíamos-lhe arranjar mudas das cores que estão nas fotos, pois são as que temos neste momento.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Tenho uma plantação extensa de chorina numa floreira na varanda. Começa a apresentar peladas e sobretudo galhos secos na base da planta. Significa que está a ficar velha e tem de ser substituída? Como tratar? Devo cortar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva mgr,
      As causas podem ser várias! :(
      Pode começar por regar um pouco mais as suas chorinas, pois no verão tendem a gastar as reservas de água acumuladas durante o inverno e pode, ainda, podar os galhos que se encontram secos para que a planta tente renovar a sua folhagem.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...