quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cheflera


Nome científico: Schefflera arboricola
17-03-2013
Sinonímia: Heptapleurum arboricolum
Nome comum: Cheflera
Família: Araliaceae
Origem: Ásia

A cheflera é um arbusto perene, vigoroso, muito ramificado e que atinge facilmente 2 a 3 metros de altura, chegando, em alguns casos, a apresentar um porte de árvore. Possui um caule semilenhoso, com folhas compostas e palmadas, de consistência coriácea, brilhantes e de cor verde (ou, no caso da variedade variegada, apresenta folhas com tonalidades verdes e amarelas). As suas flores são branco-amareladas dispostas em panículas e surgem na primavera até o verão.
É uma planta muito usada como planta de interior, contudo pode ser utilizada nos jardins, isolada em vasos ou em grupos como maciços ou cercas vivas, onde não haja geadas severas.

Cultivo: Deve ser cultivada num local soalheiro, mas longe da luz direta do sol, principalmente durante o verão. Tolera a meia-sombra. No interior deve ser cultivada em locais bem iluminados. O solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Teme o excesso de água. Multiplica-se por sementes ou, mais facilmente, através de estacas.

17-03-2013
05-02-2014
25-06-2013
Curiosidades: A denominação do género, Schefflera, é uma homenagem ao botânico alemão, Jacob Christian Scheffler; Este género compreende mais de 700 espécies, nativas das regiões tropicais e subtropicais mais húmidas do mundo; A cheflera produz raízes aéreas que quando atingem o solo se transformam em raízes funcionais; Esta planta ajusta-se facilmente à forma de bonsai, sendo popular como bonsai de interior.

4 comentários:

  1. Minha mãe tinha uma é muito bonita.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Viva,
      De certeza que estamos a falar da mesma planta?
      Por aqui nunca notámos cheiro desagradável à noite e sendo a cheflera uma planta de interior tão utilizada, se assim fosse ninguém a poderia ter dentro de casa, certo?!
      Um abraço

      Eliminar
  3. Porque minha scheffera esta instalando um cheiro ruim a noite?

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...