sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Soagem

14-04-2013

Nome científico: Echium plantagineum
Sinonímia:   Echium lycopsis
Nomes comuns: soagem, chupa-mel, língua-de-vaca, soagem-viperina
Família: Boraginaceae
Origem: Europa ocidental e região mediterrânica, norte da África e sudoeste da Ásia

A soagem é uma herbácea anual ou bienal que apresenta um porte ereto, podendo alcançar entre 20 a 100 cm de altura. A planta jovem forma rosetas com folhas ovais, mas à medida que cresce produz vários caules (por vezes, só um) bastante ramificados e com muitos pelos. As suas folhas basais podem medir cerca de 35 cm de comprimento, são ovadas a espatuladas, cobertas de pelos, sendo as folhas caulinares superiores oblongas a lanceoladas. As suas flores em forma de trombeta são, geralmente, azuis ou roxas, embora possam ser cor-de-rosa ou brancas. Estas são sésseis e composta por cinco pétalas quase sem pelos. A floração ocorre, principalmente, durante a primavera.

É uma planta nativa e espontânea em Portugal, podendo ser encontrada nas terras cultivadas, pousios, pastagens, margens de caminhos e tanto ocorre em terrenos húmidos como secos. Multiplica-se facilmente através de sementes.

15-10-2013
12-01-2014
Propriedades e utilizações: É considerada tóxica, podendo causar alguma irritação em peles mais sensíveis quando manuseada. Também não é recomendada para o gado, isto se ingerida em grandes quantidades (parece que pode matar cavalos e irritar os úberes das vacas leiteiras).
Tradicionalmente diz-se que os cataplasmas de flores frescas podem ser usados para diminuir inflamações da pele e curar furúnculos. O óleo da planta é usado na cosmética como um eficaz emoliente para a pele sensível e avermelhada. Há alguns estudos recentes que mencionam que o óleo essencial obtido através das suas sementes é rico em ómega6 e ómega3.
Da raiz podemos obter um corante vermelho para tecidos.
21-03-2013
14-04-2013
As espécies Echium produzem bastante néctar e, por isso, atraem vários insetos, nomeadamente as abelhas que aproveitam para fazer mel.

Curiosidades: No género Echium, o qual inclui cerca de 60 espécies, algumas das espécies são muito semelhantes, tornando difícil a sua identificação; O nome do género significa cobra, designação que pode estar relacionada com a forma triangular das sementes que lembram vagamente a cabeça de uma cobra. O nome da espécie, plantagineum, tem origem na semelhança foliar com as espécies do género Plantago; Esta planta foi introduzida na Austrália e tornou-se, por lá, numa planta invasora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...