segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Fenómeno de Segunda: Brincar com sacos

17-01-2014

Um saco de plástico perto da nossa gata Relex tornou-se um motivo para brincadeira… Embora seja divertido ver o nosso gato a brincar dentro e fora do saco, a verdade é que, se não estivermos por perto e atentos, o nosso animal pode ficar preso, assustar-se e sufocar senão for socorrido a tempo.

Todos nós sabemos que os sacos de plásticos são bastante perigosos para as crianças e também podem sê-lo para os nossos animais de estimação. Por exemplo os gatos e os cachorrinhos, devido à sua constante curiosidade, se encontrarem um saco de plástico vão explorá-lo e brincar…
17-01-2014
Mas os perigos dos sacos de plástico não ficam por aqui. Estes podem demorar 300 anos para se decomporem e os seus componentes são altamente tóxicos. Uma vez libertados para o ambiente, os sacos de plástico ainda seguem um grande trajeto e milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos mares todos os anos com consequências trágicas para muitas criaturas marinhas que morrem sufocadas ou intoxicadas. Neste último caso, o facto do plástico se desfazer em pequenos fragmentos, torna-o cada vez mais acessível a toda a vida selvagem que começa a ingeri-lo, deixando que entre nas cadeias alimentares. 
Por ano e relacionadas com o plástico, ocorrem cerca de 100 mil mortes de animais tanto aquáticos como terrestres

Resumindo, os sacos de plástico (e todos os materiais de plástico) representam um perigo para o Meio Ambiente e, consequentemente, para a nossa saúde…. 

O comportamento de cada um de nós em relação aos sacos de plástico pode fazer toda a diferença. Calcula-se que muitos dos sacos de plástico, apesar de recicláveis, vão parar às lixeiras e, por serem leves, muitos deles acabam por voar e espalhar-se pelo Ambiente. Assim, o mais ecológico será passarmos a utilizar sacos reutilizáveis e devemos reduzir o consumo de tudo o que seja de plástico, reutilizar mais e aprender a reciclar.

1 comentário:

  1. Que é engraçado é , mas sim com vigilancia,
    pra só ser uma brincadeira.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...