quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Feijoa

11-05-2013

Nome científico: Acca sellowiana
Sinonímia: Feijoa sellowiana, Orthostemon sellowianus
Nomes comuns: Feijoa, goiaba-serrana ou goiaba-ananás
Família: Mirtaceae
Origem: América do Sul

A feijoa é um arbusto ou uma pequena árvore com um ciclo de vida perene. O seu crescimento é lento e pode atingir entre 1 e 7 metros de altura. 
As suas folhas são persistentes, pequenas e estreitas, apresentando uma coloração verde-escura na parte superior e acinzentada/prateada na parte inferior.
A sua floração é muito interessante e atrativa, pois a planta produz uma grande quantidade de flores com pétalas brancas (rosadas no lado interior) e que contrastam com os seus estames de cor vermelha.
O seu fruto é oval, de mais ou menos 5 centímetros e casca verde. Amadurece no outono e a sua polpa branca é macia, espessa, muito aromática e saborosa. Podemos, ainda, observar uma parte mais gelatinosa que é onde se encontram as sementes.
02-06-2012
02-11-2012
11-05-2013
Cultivo: Deve ser plantada num local soalheiro, preferencialmente com sol direto apesar de tolerar a sombra parcial. Adapta-se, normalmente, a qualquer tipo de solo, desde que sejam bem drenados e arejados, uma vez que morre facilmente por asfixia radicular. Desenvolve-se melhor em terrenos enriquecidos e a rega regular é essencial. Depois de estabelecida, a planta consegue resistir a períodos de seca. Embora tolerante às geadas e ao frio, pode ser muito sensível ao vento forte, pelo que deve ser protegida principalmente dos ventos vindos de norte. Apesar de ser uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, requer alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar (alguns autores mencionam 50 horas de frio mais intenso). É uma planta tolerante às podas, mas se estas forem severas haverá uma redução na produção de frutos. Multiplica-se por semente e por estacas. No caso da primeira opção, a germinação dá-se entre 1 e 3 meses, as plantas crescem lentamente e podem não produzir frutos de qualidade.
06-06-2012
28-11-2013
11-05-2013
Propriedades e utilizações: A feijoa é um fruto descrito como sendo uma mistura de vários sabores. Tem várias qualidades como alimento, como por exemplo: muita vitamina C, fósforo, potássio, ferro e iodo. É considerada, segundo algumas pesquisas italianas, antioxidante e antibacteriana. É melhor consumida ao natural, mas também pode ser usada na confeção de sumos, tortas, bolos, pudins, doces, geleias. O fruto cai da árvore quando maduro, mas podemos colhê-lo antes, para que não fique danificado.
28-11-2013
28-11-2013
As suas pétalas carnudas são comestíveis (já mencionadas aqui), têm um sabor muito agradável, sendo ideais para adicionar a saladas de frutas, batidos ou bebidas geladas. Se as arrancarmos com cuidado, os frutos ainda se conseguirão desenvolver.
02-12-2015
É uma planta com um porte elegante e que pode ser cultivada tanto pelos seus frutos como pelo seu interesse ornamental, pois as suas vistosas folhas e flores embelezam qualquer jardim. Pode ser, também, usada como sebe e corta-vento.

Curiosidades: O nome do género, Feijoa, é uma homenagem a João da Silva Feijó; Consta que a polinização da feijoa pode ser difícil, pois apesar das suas flores serem vistosas não atraem muito as abelhas ou outros insetos polinizadores e as aves que as visitam também são poucas. Parece que existem algumas variedades enxertadas que realizam uma autopolinização, mas a maioria necessita de um agente polinizador. Assim, muitos produtores procedem à polinização forçada, passando o pólen de umas flores para outras com um pincel; Quando a rega é negligenciada, as suas folhas respondem ao calor ou à exposição solar excessiva, virando a página de cor acinzentada na direção do sol, para se protegerem de eventuais queimaduras que este lhes possa provocar; Uma característica deste fruto é o facto de se manter verde mesmo quando maduro; Os frutos podem sofrer danos causados pelas geadas do outono, no entanto o seu sabor melhora com as baixas temperaturas.

13 comentários:

  1. Ela tem um nome interessante , a flor é magnifica
    e o fruto é novidade pra mim não conhecia.
    tenha uma boa tarde.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou do sul de Santa catarina e estas frutas são silvestre por lá, para mim é á fruta mais saborosa que conheço, seu gosto é de goiaba com abacaxi. O mais curioso que ela está sendo cultivada e prodizida em grande escala em outros paíse como Nova Zelandia, Colombia, EUA e nós brasileiros sequer conhecemos.

      Eliminar
  2. Gostaria de saber onde poderei comprar um pé de feijoa! Agradeço desde já alguma informação possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Carmona,
      Hoje em dia, já se encontram disponíveis feijoas em viveiros, hortos ou centros de jardinagem. Nós estamos a tentar multiplicar o nosso exemplar, caso sejamos bem sucedidos poderemos oferecer um (contudo não podemos prometer nada, pois não somos especialistas...)
      Um abraço

      Eliminar
    2. Esta fruta é da divisa entra Rio Grande e Santa Catarina, comprei 10 mudas na cidade de Lages SC
      , assim que lembra o endereço e o estabelecimento posso te passar.

      Eliminar
  3. Tenho uma feijoa com una 4 anos, já é uma árvore e carrega de flores maravilhosas, mas nunca teve fruto.
    Pelo que ouvi dizer, há árvores/plantas originárias de outros países, que em Portugal crescem bem, mas não dão fruto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      A nossa árvore está em Portugal e vai dando alguns frutos!
      Já tentou a polinização manual? Se carrega de flores a causa pode estar na polinização...
      Um abraço

      Eliminar
  4. Um futuro muito agradável e saboroso.
    Tenho árvores e dão muito fruto.

    ResponderEliminar
  5. Quando devo fazer a plantação da árvore?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Vamos partilhar a nossa experiência apesar de não ser totalmente esclarecedora: Já plantamos feijoas durante o outono e tivemos sucessoo e, uma vez que a feijoa não perde as folhas, também já plantamos algumas árvores durante a primavera e se não lhes faltar a água durante o verão pegam também com facilidade.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Alguém pode informar se as pintas escuras
    no fruto são sinal de estragado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Sem ver a que pintas se refere é-nos difícil ajudar!
      Já nos aconteceu uma vez alguns frutos ganharem umas manchas escuras na pele, mas estavam bons por dentro.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...