terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Açafrão Bravo

16-11-2013
16-11-2013

Nome científico: Crocus serotinus 
Nomes comuns: Açafrão-bravo, Açafrão-silvestre, pé-de-burro 
Família: Iridaceae
Origem: Península Ibérica

O açafrão-bravo é uma planta bolbosa e perene que pode atingir entre 6 a12 cm de altura. Possui várias folhas finas, longas, lineares e de cor verde. Tendo em conta as várias subespécies podemos ter as folhas presentes no período em que a flor permanece aberta ou podem aparecer imediatamente após a floração.
A floração ocorre de setembro a dezembro. Podemos, geralmente, observar uma a três flores violáceas ou branco-violáceas que possuem unicamente uma bráctea superior e de cor branca.
O açafrão-bravo é uma espécie endémica da Península Ibérica. É espontânea e muito frequente em Portugal e pode ser encontrada em terrenos secos e áridos ou em pinhais.
 
16-11-2013
16-11-2013
Curiosidades: Existem mais de 80 espécies de Crocus; Existem centenas de híbridos e cultivares, sendo que muitos são utilizados como plantas ornamentais; Existem três subespécies desta espécie de Crocus: o Crocus serotinus subsp. serotinus, o Crocus serotinus subsp. clusii e o Crocus serotinus subsp. salzmannii; 
A especiaria conhecida como açafrão provém dos estigmas da espécie Crocus sativus. Há indicações que para se obter 1kg de açafrão são necessárias 150.000 flores; O açafrão-bravo também se usa como um substituto de açafrão (aromatizante de alimentos e corante amarelo); 
16-11-2013
09-12-2013
09-12-2013
Uma espécie semelhante é o açafrão-bastardo, Colchicum multiflorum (sinonímia: Colchicum autumnale), contudo esta planta não deve ser “usada como condimento culinário, pois ela é a tal ponto venenosa que o gado, com uma intuição infalível para estas coisas, nunca lhe toca. Na verdade, quem por engano procure extrair-lhe o açafrão logo nota que as flores não dispõem do estilete ramificado, amarelo ou vermelho, de onde se obtém a iguaria. O Colchicum e o Crocus também se distinguem pelo número de estames em cada flor: seis no primeiro contra três no segundo.” (informação retirada do blog Dias com árvores). Em traços gerais, podemos dizer que os Crocus têm os estiletes e estigmas alaranjados e muito ramificados, enquanto que no Colchicum são brancos e inteiros.

1 comentário:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...