terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ananás

daqui

Nome científico: Ananas comosus 
Sinonímia: Ananas sativus
Família: Bromeliaceae
Nomes comuns: Ananás, abacaxi, ananaseiro, abacaxizeiro, pineapple (em inglês), piña (em espanhol)
Origem: América do Sul

O ananás é uma planta herbácea e perene que chega a alcançar entre 1 e 1,2 m de altura. Durante o seu desenvolvimento forma um caule curto e grosso com cerca de 20 cm de comprimento. A parte superior das suas folhas é lisa e a inferior apresenta sulcos longitudinais. O ananás, o fruto, é formado pela fusão de várias flores em torno do núcleo central mais rígido. Este fruto tropical tem uma forma ovada e grossa, pois a sua polpa está rodeada de brácteas verdes que passam a alaranjadas na maturação, formando a casca do fruto. No extremo superior, as brácteas transformam-se numa coroa de folhas. A sua polpa é comestível amarela ou branca, carnuda, aromática, sumarenta, doce e no seu interior encontramos um tronco fibroso duro que vai desde a coroa ao pedicelo.
05-08-2013
10-09-2013
10-09-2013
Cultivo: O melhor clima para a cultura do ananás é o tropical, embora se possa desenvolver em climas subtropicais sempre que não estejam expostos a geadas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que tenha boa drenagem. Necessita de regas moderadas mas sem alagamentos, pois podem levar ao apodrecimento da raiz. Propaga-se por estacas.
28-11-2013

Propriedades e utilizações: Tanto o fruto (polpa e casca) como as folhas usam-se na preparação de compostos medicinais.
O ananás é, por exemplo, digestivo, antidiarreico, diurético e anti-inflamatório. Tem um elevado teor em água e o seu valor calórico, tendo em conta a sua composição, é muito baixo. É um fruto doce, adstringente e um pouco ácido. Pode-se consumir cru ou como ingrediente no fabrico de sumos, conservas, compotas, licores, pelo que grande parte da produção mundial destina-se à indústria de conservas para se obter o ananás em calda de açúcar ou o sumo de ananás. Na cozinha chinesa é o ingrediente principal de pratos de porco e pato. A piña colada é um cocktail muito famoso e refrescante.
                                  
31-12-2013

Curiosidades: Provavelmente o ananás teve origem no Brasil e no Paraguai e foi a partir daí que os colonizadores portugueses e espanhóis o trouxeram para a Europa; Por ter uma "coroa" foi-lhe atribuído o cognome de "rei dos frutos"; Possivelmente, o nome científico Ananas vem do Tupi e da palavra nanas que significa "excelente fruta"; Existem muitas variedades de ananás, sendo umas espécies cultivadas e outras selvagens. O ananás dos Açores/ S. Miguel possui Denominação de Origem Protegida; Há algumas referências ao facto dos produtores costumarem usar em média 20 kg de pesticidas por hectare em cada ciclo de crescimento; Um ananás dá frutos a cada três anos; Encontramos várias discussões distinguindo a ananás (termo usado em Portugal) do abacaxi (termo usado no Brasil), no entanto o nome científico é sempre o mesmo, Ananas comosus. Pelo que deve ser o clima que torna o ananás dos Açores mais ácido e o proveniente do Brasil (abacaxi) mais doce; No Brasil a expressão "abacaxi" é usada para designar um problema ou complicação, baseando-se na dificuldade que se têm em se descascar bem o fruto.

3 comentários:

  1. Sempre que tenho algum problema chamo de abacaxi,
    tenha uma bom fim de ano e que o novo venha cheio de felicidades
    e saúde.
    abraços
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Seus vasos e os resultados que consegue com eles são impressionantes! Gostaria de compartilhar alguns posts relacionados:
    Irrigação por gotejamento
    Banana Pacovan
    Banana nanica
    Sigatoka Negra
    Mal do panamá
    Vlw! ;-)

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...