sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Residentes: Porco

27-07-2013

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Nome científico: Sus domesticus
Sinonímia: Sus domestica, Sus scrofa domesticus, Sus scrofa domestica
Nomes comuns: Porco, porco-doméstico, suíno

O porco é um mamífero robusto, não ruminante e, normalmente, omnívoro. Pode medir cerca de 60 centímetros até 2 metros de comprimento e chegar a pesar 300 quilos. Caracteriza-se por apresentar um corpo volumoso e pernas curtas que terminam em quatro dedos completos munidos de cascos. A sua pele, geralmente rosada, é grossa, recobre uma espessa camada de gordura (toucinho) e é coberta de pelos espaçados e duros. Apresenta uma dentição completa (44 dentes molares, dos quais se destacam os caninos fossadores revirados e os incisivos inferiores alongados em forma de pá). O seu focinho é cartilaginoso e o seu rabo enrolado.
11-05-2013
O porco doméstico vive num sítio chamado chiqueiro, pocilga ou pocilgão. Esta área deve estar sempre limpa, pois como qualquer ser vivo, também o porco necessita organicamente de limpeza para viver bem. Para além de lavar as instalações devemos desinfetar o local. A verdade é que os próprios animais costumam fazer as divisões, ou seja, definem onde deve funcionar a sua casa de banho e onde devem comer e dormir (afinal o porco é um animal muito asseado!).
O tempo de gestação das porcas é de, aproximadamente, 112 dias, dando depois à luz entre seis a doze crias, a que se chamam leitões ou bácoros. Quando são muito pequenos não se devem deixar com a mãe, pois há o risco desta os esmagar quando se deita para eles mamarem. Dizem que os bácoros mamam sempre na mesma teta, ou seja, a primeira que encontram fica sempre a ser a deles.
Os suínos devem ter sempre água limpa à disposição e comem de tudo um pouco, desde restos de comida a vegetais, raízes, tubérculos, grãos, frutas, no entanto têm alguma preferência por bolotas e castanhas. Só os alimentos fibrosos não devem ser fornecidos regularmente. Os comedouros devem ser limpos diariamente para evitar a fermentação de restos, que podem provocar diarreias. 


27-07-2013
27-07-2013
27-07-2013

Utilizações: O porco doméstico pode ser um animal de companhia, mas normalmente é criado para o aproveitamento da carne. Nele tudo se aproveita! Para além de comermos a carne podemos fazer enchidos, presuntos e salsichas. Podemos aproveitar o sangue, a gordura (banha de porco), as tripas (para os enchidos), a pele (couro) e os pelos duros (cerda de escovas).
25-05-2013
Como está sempre a comer é importante para o aproveitamento de todos os restos de legumes e/ou restos de comida confecionada. Depois os seus dejetos podem ser aplicados como adubo em lavouras ou aproveitados para a produção de energia, embora ainda em pequena escala.

Curiosidades: A espécie evoluiu a partir do javali selvagem, embora haja controvérsia quanto à subespécie exata; Os porcos têm um olfato muito desenvolvido e, por isso, em algumas regiões da Europa, são treinados para localizar trufas; Um porco pode viver cerca de 12 anos; 
27-07-2013
Há uma teoria popular que diz que o porco que tem as orelhas a taparem os olhos é mais saboroso; A matança do porco é feita no tempo frio (entre novembro e março), senão a carne pode estragar-se (não arrefece com o calor e as moscas varejeiras aparecem); As fêmeas não se podem abater no tempo do cio, pois parece que a qualidade da carne diminui; A legislação atualmente em vigor, nomeadamente com a entrada de Portugal na União Europeia, veio proibir a matança de animais em local doméstico, independentemente do consumo da sua carne ser para fins familiares; Em Portugal existem algumas raças conhecidas como a Alentejana, Bisara e Malhado de Alcobaça. Sendo que a raça com maior expressão será a Alentejana, representada pelo porco preto, criado no campo, especialmente nos montados do Alentejo; Outra raça conhecidas é a Pietrain de origem belga, em que o maior inconveniente é o elevado número de problemas cardíacos que estes suínos apresentam.

2 comentários:

  1. Se ele sempre ficasse pequeno eu teria um de estimação, mas ele cresce tanto.
    tenha um bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, e quando os porcos crescem têm necessidade de muito espaço!
      Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...