terça-feira, 1 de outubro de 2013

Um presente para as plantas: A água da chuva

28-09-2013
Agora que chegou o outono e as primeiras chuvas, os jardins e hortas ganham nova vida... e há que aproveitar a água da chuva (ou pelo menos tentar)!

daqui
A água da chuva parece adubo! Pois mesmo sem compreendermos as razões científicas desta afirmação, todos conseguimos ver como as nossas plantas parecem revigoradas e cheias de vida depois de uma boa chuvada. Assim, logo concluímos que a água da chuva beneficia as plantas muito mais do que a água da torneira.


Com a progressiva consciência sobre a sustentabilidade na utilização dos recursos, nós, já há algum tempo, que temos um desejo: Sermos capazes de nos “abastecer” de água da chuva durante os meses de inverno para poder gastá-la durantes os secos meses de verão.

Isto porque só encontramos vantagens na utilização da água da chuva na horta e jardim:

13-12-2008

30-09-2013
30-09-2013













- Evita o desperdício de água potável;
- Reduz o custo do fornecimento de água da torneira;
- A água da chuva para além de ser natural é geralmente suave, pois não contém cloro e outos produtos usados para controlar a contaminação bacteriana e tornar a água da torneira segura para beber;
- A água da chuva, especialmente a que cai durante tempestades, fornece azoto adicional para o solo, ajudando as plantas a crescer mais rapidamente. Pois apesar da nossa atmosfera ser composta maioritariamente por azoto (nitrogénio), as plantas não o conseguem absorver diretamente do ar, sendo a água da chuva uma forma de obterem esse elemento tão essencial;
- Os pingos de chuva ao baterem nas folhas das plantas removem os pós e poeiras que aí se acumulam durante os dias quentes e secos e que podem interferir com a absorção da luz solar;
- A água da chuva ao infiltrar-se mais profundamente no solo, traz consigo os nutrientes encontrados nas áreas da superfície da terra e leva-os às raízes mais profundas.
30-09-2013
04-05-2013
25-04-2013
30-09-2013

5 comentários:

  1. A água da chuva realmente é a melhor,
    a água que temos da prefeitura vem com muita
    química e a da chuva é limpissima,

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordamos plenamente: a água da chuva é a melhor para as plantas!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Que legal e um aproveitamento bom demais.
    A água da chuva é total naural.
    se conseguirmos armazena-la para as plantinhas, aí sim, não é mesmo?
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ritinha,

      é quase um sonho poder regar as plantas no verão com água da chuva! :)

      Eliminar
  3. Me disseram que água da chuva é melhor devido a concentração de nitrogênio no ar que chega a 70%. A chuva ao cair leva esse nitrogênio para as plantas, daí aquele verde lindo que vemos. Procede a informação?

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...