terça-feira, 15 de outubro de 2013

Não te metas na minha vida

30-01-2013

Nome científico: Soleirolia soleirolii
Sinonímia: Helxine soleirolii
Nomes comuns: Não-te-metas-na-minha-vida, helexine, colchão-de-noiva, lágrimas-de-bebé (“baby's tears”)
Família: Urticaceae
Origem: Mediterrâneo

A planta chamada de não-te-metas-na-minha-vida apresenta um ciclo de vida perene. É uma planta rastejante, muito ramificada e compacta, tendendo a crescer mais em largura do que em altura.
As suas folhas são muito pequenas, verdes e brilhantes. As suas flores são axilares, hermafroditas, apresentam uma cor esverdeada, são muito pequenas e discretas.
Hoje em dia é uma planta cultivada como ornamental praticamente em todo o mundo. Pode ser utilizada como cobertura do solo apesar de não suportar muito ser pisada. Em cestos suspensos revela-se muito decorativa, pode ser usada como planta de interior ou em habitats de anfíbios.

11-04-2013
25-05-2013
13-03-2013

Cultivo: É uma planta fácil de cultivar, necessitando, apenas, de solo húmido já que não tolera solos secos. Assim, as regas devem ser regulares, mas sem encharcamentos. Prefere locais com muita luminosidade (luz solar indireta), contudo tanto pode crescer na sombra como em pleno sol, desde que seja protegida da luz solar direta durante os dias mais quente do verão. No inverno, as baixas temperaturas e as geadas podem destruir a sua parte aérea, mas normalmente, no início da primavera, volta a crescer vigorosamente.
Esta é uma planta de crescimento rápido. Se encontrar as condições favoráveis e se não for controlada pode tornar-se demasiado intrusiva. Multiplica-se facilmente através da divisão da planta.

30-12-2011

Curiosidades: Esta espécie foi assim denominada em homenagem ao botânico amador Joseph-François Soleirolum; 
daqui
O nome comum não-te-metas-na-minha-vida pode estar relacionado com o facto da planta crescer facilmente e se sobrepor a outras plantas; No seu habitat natural, cresce nas rachaduras das paredes e rochas; Existem algumas variedades com folhas douradas e outras com folhas prateadas; Uma ideia (aqui) para experimentar: fazer um coelho (ou outra imagem) utilizando esta planta.

1 comentário:

  1. O nome dela é bem engraçado,
    mas bonita.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...