terça-feira, 10 de setembro de 2013

Zínia

10-09-2013
Nome científico: Zinnia elegans
Nome comum: Zínia
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: México

10-09-2013
A zínia é uma planta anual muito apreciada pelas suas flores e pela sua folhagem vistosa. Existe uma grande diversidade de cores e de formas. As suas flores são solitárias e podem ser de vários tamanhos, simples, semidobradas ou dobradas, apresentando diversas cores vivas, como o rosa, amarelo, vermelho, branco, roxo, laranja, entre outras. Possui um caule ereto e pubescente com folhas sésseis, de inserção oposta e com uma forma que pode variar entre cordada-ovada a elíptica.


Cultivo: Deve ser cultivada em locais/canteiros ensolarados, quentes e secos. Adapta-se a diversos tipos de solo, mas prefere solos férteis, ricos em húmus e drenáveis. 
02-08-2013
19-08-2013
10-09-2013
As regas podem ser regulares, pois a planta não precisa de muita água e o excesso de humidade aumenta a incidência da podridão das raízes e de doenças fúngicas (como por exemplo o míldio). Devemos também evitar molhar os caules, flores e folhas. É sensível à salinidade e aos primeiros sinais de geada, as plantas murcham e morrem. Multiplica-se por sementes que devem ser semeadas no início da primavera, visto ser uma cultura de primavera-verão. Caso não sejam semeadas no local definitivo devemos ter muito cuidado com o transplante, visto que a zínia é uma planta sensível à perturbação da raiz.

01-09-2013
22-08-2013
19-08-2013
Utilizações: É uma planta usada para compor maciços e bordaduras nos jardins; Existem variedades anãs, sendo estas mais indicadas para floreiras e vasos; A zínia também é muito apreciada como flor de corte, apresentando grande durabilidade; Pode ser usada seca em arranjos florais; As suas flores vistosas atraem pássaros, borboletas, abelhas e joaninhas.
10-09-2013
01-09-2013
10-09-2013
Curiosidades: O nome do género teve origem no nome do botânico alemão do séc. XVIII, Johann Gottfried Zinn; Existem mais de 20 espécies, mas a variedade mais cultivada é normalmente a Zinnia elegans.

3 comentários:

  1. São lindas flores,Lembra-me de criança , quando ia tirar as flores e acabava arrancando o pé, minha nona quase me matava.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Agradeço as palavras tão simpáticas!
      Seja bem-vinda :)

      Um abraço,

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...