quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Por aí: Parque Ambiental de Sta Margarida

20-07-2013

Participamos na atividade Conhecer as plantas usadas pelos nossos avós que decorreu no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) em Constância.
Esta atividade está inserida na Biologia no Verão e faz parte do programa Ciência Viva no Verão dinamizado pela Ciência Viva
Com este programa temos acesso a ações gratuitas em todo o país e em diversas áreas, como por exemplo astronomia, geologia, biologia, engenharia e castelos. Para além disso, somos sempre acompanhados por especialistas, que com as suas explicações e entusiasmo são capazes de nos cativar para os temas abordados!

A atividade foi descrita da seguinte maneira “Ao longo dos tempos foram muitos os usos dados às plantas que crescem espontaneamente nos campos e bosques. Esta atividade pretende dar a conhecer algumas das plantas usadas pela população local. Iremos identificar as espécies no campo (Parque Ambiental), referir as suas utilizações e entender como podemos colaborar na conservação das espécies in situ e ex situ.” 
Para não limitarmos as plantas às suas propriedades aromáticas e medicinais foi interessante começar a atividade com a observação de outras formas de utilização das plantas, tais como:
Roca de alfazema
20-07-2013
Boia para pesca
20-07-2013
Cocho de cortiça
20-07-2013

A atividade foi bastante interessante e correspondeu às expectativas! As aprendizagens serão partilhadas à medida que se forem abordando as referidas plantas e, por isso, hoje ficamos pelo magnífico espaço que compõe o Parque Ambiental.
20-07-2013
20-07-2013
20-07-2013
20-07-2013
“Situado já fora da vila, na freguesia que lhe dá o nome, encontra-se o Parque Ambiental de Santa Margarida. Vale a pena permanecer nestes seis hectares de verdadeira tranquilidade e beleza natural e admirar o cenário envolvente.
20-07-2013
20-07-2013
20-07-2013
Deste parque fazem parte uma Ecoteca, um Jardim de Ervas Aromáticas e Medicinais, um Parque de Merendas, um Anfiteatro ao ar livre, Espelhos de água, um Parque Infantil e uma Torre de Observação, dando a possibilidade a quem o visitar de realizar diversas atividades: percursos pelo parque, atividades relacionadas com o Ambiente ou simplesmente contemplar a Natureza.”  (Informação retirada daqui).  E agora também com um Borboletário com várias espécies diferentes de borboletas.
20-07-2013

20-07-2013
20-07-2013





2 comentários:

  1. Que legal , saber mais de plantas , e de quebra visitar este lugar
    que é maravilhoso dá pra ver pelas fotos,deve ser um prazer ,posta coisas que aprendeste.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me fascinou, para além do espaço, foi o entusiasmo do guia da atividade e o facto de haver sempre coisas novas para aprender sobre o mundo das plantas... este é um tema de conversa que nunca tem fim!
      Aos poucos vou partilhando estas aprendizagens (e outras) para que todos se possam fascinar também!

      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...