sexta-feira, 17 de maio de 2013

Residentes: Patos Mudos



17-05-2013
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Nome científico: Cairina moschata momelanotus
Sinonímia: Cairina moschata domestica, Cairina momelanotus, Anas momelanotus
Nome comum: pato-mudo

17-05-2013
O pato-mudo é uma ave originária da América Central e do Sul, onde foi domesticada pelas culturas indígenas. A espécie selvagem é denominada de Cairina moschata sylvestris e a doméstica de Cairina moschata momelanotus.
É um pato que se distingue da maioria das aves aquáticas domésticas em vários aspetos. 
Talvez as características mais marcantes sejam as seguintes: possuirem carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e em redor dos olhos (o macho mais que a fêmea); não emitirem sons altos, sendo que o macho emite um som que se assemelha ao de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi]; serem melhores voadores do que nadadores e, à noite, tenderem a voar para as árvores (caso existam por perto) e empoleiram-se nelas.
O seu bico é fino e comprido. Conseguem levantar/aumentar as penas no topo da cabeça, formando uma “crista" quando se sentem ameaçados.
27-02-2012
05-12-2012
Estes patos são robustos e resistentes, pois apesar de serem aves tropicais, adaptaram-se facilmente a condições frias.
Alimentam-se de vegetais (gostam de pastagens), cereais, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e diplópodes. Devem ter sempre água disponível.
A pata-muda faz posturas, em média, de 12-14 ovos. Quando entra no choco, o macho permanece por perto como que a protegê-la. 
30-12-2012
Deixa o ninho unicamente uma vez por dia (uns 20 minutos) para defecar, beber água, comer e, às vezes, tomar banho. Passadas 5 semanas (mais ou menos 35 dias) os ovos começam a eclodir, podendo levar até 24 horas para que todos os patinhos nasçam. São mães excelentes e conscientes, passando o tempo a “contar” e juntar os filhotes. Estes costumam ficar com sua mãe por cerca de 10-12 semanas, pois esta dá-lhes “aquecimento” durante a noite e ensina-os a procurar comida durante o dia.

12-03-2013
01-04-2013
Os patos são criados para aproveitamento da carne e ovos. São excelentes ajudantes no controlo das populações de insetos, pois comem qualquer um que encontrem no chão, debaixo de pedras ou no ar. Apanham mosquitos, baratas, moscas, aranhas, formigas e até comem vermes e larvas de mosquitos na água. Têm um apetite voraz por lesmas e caracóis como podemos ver aqui (Só é pena não poderem andar à solta pela horta, mas se esta estiver vedada podem andar por perto!). 
Ajudam no controlo das “ervas daninhas” e comem toda a comida em excesso, evitando assim o aparecimento dos roedores (principalmente ratos).

Curiosidades: Os patos-mudos geralmente vivem 7-8 anos, no entanto consta que podem viver até 20 anos se tiverem acesso a uma boa alimentação; 
11-05-2013
04-02-2013
Os machos (principalmente os dominantes) podem ser muito agressivos para com outras aves ou outros machos da sua espécie; Para comunicarem uns com os outros vão abanando o rabo, enquanto levantam e baixam a cabeça; É bastante interessante o uso de patos em orizicultura, nomeadamente no Sudeste Asiático. A criação de patos combinada com a cultura do arroz é uma forma de combater pragas, já que estas aves se alimentam dos caracóis, insetos, larvas e ervas daninhas dentro do arrozal. 

29 comentários:

  1. adorei a hora do banho desses pequeninos.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a hora do banho é super engraçada, sobretudo pela alegria dos patinhos dentro da água!

      Eliminar
  2. eu tenho uma pata muda que nao e so muda quando se asusta faz "quá!" porque e uma hibrida de pato mudo com pato bravo eu tinha uma macho que era irmao dessa pata era um pato do tamanho dos patos mudos mas com corpo de pato bravo e era cinsento e castanho no peito como o pato bravo mas nao tinha a cabeça verde!

    ResponderEliminar
  3. eu ten 3 patos brancos...mais eles faze um poco converza...nao sei se u mudos ou nao...mais ten mudo pato com corpo preto e este mais pequininho que pata branca e experimente fazer sex com eles sem grande poder... que fazer? obrigado se podo mandar fotos ..vai posievelmente tudo mais claro...obrigado para ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Pode haver patos mudos brancos, mas os que os distingue dos outros será, sem dúvida, as "verrugas vermelhas".
      Parece-nos que tem patos de várias raças, o que pode fazer é separá-los e arranjar uma fêmea para o pato mudo que tem.
      Se assim entender pode enviar fotos para o nosso mail (faroleco@gmail.com) que daremos o nosso melhor para o ajudar.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá amigo! Muito obrigado pelo seu texto sobre estas criaturinhas. Tenho uma dúvida, gostaria por gentileza que pudesse me esclarecer. Sou grande apreciador da natureza, tenho um lago perto de casa e há 1 ano e meio venho observando cerca de 3 patos mudos que vivem no local (2 femeas e 1 macho). As femeas são muito dóceis e comem milho na mão, enquanto o macho fica assoprando e balançando a cabeça, tem muito medo e não chega perto. Tenho percebido que uma das patinhas está com a asa parecendo atrofiada, e no passado ela voava normalmente, porém a asa ficou pequena. Não sei se é troca de penas, pois notei que nas últimas semanas ela estava trocando as peninhas. Será que a troca de pena pode impedir o pato mudo de voar? Apesar do vôo ser bem rasteiro, esta patinha nem ao menos consegue levantar vôo. Não sei se ela está doente ou se está choca, pois ela tem ficado sempre no mesmo cantinho, está com várias peninhas em volta e o dorso dela, logo abaixo da cabeça. está sem penas, parecendo que ela acasalou. Gostaria de que, com sua experiencia, pudesse explicar estes comportamentos, e até mesmo me recomendar algum livro ou site para entender um pouco melhor sobre estes animaizinhos. Parabéns pelo seu blog e trabalho, grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia sabe me dizer o que fazer quando os patos comem as penas uns dos outros OBG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      A solução para o problema pode estar numa destas questões: Os seus patos têm espaço suficiente? Têm razões para estarem stressados? A alimentação que lhes fornece é adequada e com as proteínas suficientes?
      Caso considere que têm espaço, não têm razões para estarem stressados e que a sua comida é variada e adequada deve separar os "patos que comem as penas dos outros" do resto do grupo.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Olá!! Eu encontrei uma pata mudo aqui perto de casa, tinha voado para meu quintal mas não tenho condições e nem local adequado para criar a ave. O que posso fazer?? Grato!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Procure alguém com espaço que possa ficar com a pata.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Olá, eu tinha uma pata e ela teve filhotes cuidou bem dos filhotes por uma semana depois nem quis saber mais deles e inclusive o pai pisava em sima do filhotes e um morreu, então tiramos o restante dos filhotes para cuidarmos

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado!!! Aprendi bastante!!!

    ResponderEliminar
  9. Boas, O nosso casal de patos mudos teve crias há 10 semanas e já esta a preparar uma nova postura (o novo ninho já tem 6 ovos). Dos 13 patinhos que nasceram em Maio de 2017, um morreu durante um temporal, vendemos 4 e restam 8 (3 cinza e 5 mescla). Os pais têm as asas "aparadas". Os pequenos já começaram a fazer exercícios para levantar voo. Duas perguntas: (1) a partir de que idade podem voar? (2) O pai pato já tentou acasalar com uma das filhas e gerou-se um pequeno pánico no jardim. Tive de interromper a "festa". Posso deixar acasalar ou segrego os pais dos filhos? Para ver os patos espreite aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Xn2Bged1nxA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,
      Os patinhos assim que estejam todos revestidos com as penas definitivas começam a voar.
      Se os patinhos são os que estão no vídeo ainda são muito novos para acasalar e, na nossa opinião, o mais acertado seria separar os pais dos filhos. Possivelmente era o que faríamos!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Olá boa tarde!

    Adoro patos mudos!

    Comprei há pouco mais de um ano alguns casais de patos mudos, uns morreram e fui comprando outros. Actualmente só tenho 3 patas ( fêmeas) e agora queria comprar pelo menos, 3 patos machos, contudo, aceito comprar mais algumas fêmeas.

    Alguém aqui deste site tem para venda e ou conhece quem tenha?

    PS: sou residente na Ilha de São Miguel - Açores.

    Meu contacto: vbenevide@hotmail.com

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Na nossa opinião, para as suas 3 patas bastava-lhe arranjar um pato... não conhece nenhum vizinho que tenha? Nós até lhe dávamos o pato se estivesse mais perto!
      Um abraço

      Eliminar
  11. Olá,
    Tenho 2 patas mudas que começaram a pôr as duas ao mesmo tempo e no mesmo ninho. Tirei-lhes alguns, mas depois fui deixando para chocarem. De um dia para o outro os ovos desapareceram do ninho e nunca mais vi mais nenhum. Alguém me sabe dizer o que poderá ter acontecido aos ovos; será que tal como as galinhas os patos também comem os ovos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Apostávamos mais que um animal selvagem fosse lá e comesse os ovos, mas não sabemos como são as condições da sua capoeira ;)
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Comprei um casal de patos mudos,a fêmea colocou bastante ovos, fui tirando,pois, não queria crias. Acabei deixando apenas 2!!! Queria saber se posso manusear os ovos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não percebemos muito bem a sua dúvida, mas pensamos que se prende com o facto de ter mexido nos ovos para os ir tirando... e o que lhe podemos dizer da nossa experiência é que as patas não costumam levantar choco por mexermos nos seus ovos... muitas vezes até continuam a chocar mesmo sem ter qualquer ovo debaixo, levando-nos a esconder/tirar o ninho!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  13. Boas....
    a minha pata teve mais que 20 minutos fora do choco não sei porque.
    Eu quando cheguei ao galinheiro ela estava a beira das galinhas e dos frangos e dos perus(estão com uma rede ao meio para os separar) eu depois voltei a pola no sitio dela e ela foi logo diretamente para o ninho acha que afetou o processo de incobação do ovos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Normalmente as patas quando saem do choco para se alimentar deixam os ovos bem acondicionados com penas para que não fiquem frios. Esperamos que não tenha sido tempo a mais fora do choco.
      Um abraço

      Eliminar
    2. ola
      sim eles estavam bem acondicionados e ela continua no choco..

      Eliminar
  14. Olá, tenho um pato mudo macho de estimação com pouco mais de 1 ano. É correto alimentá-lo com ração de galinha? Além de algumas verduras e inseto que ele come
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia.
      Há uma ração específica para patos, mas penso que uma mistura de cereais seria melhor do que ração ;)
      Um abraço

      Eliminar
  15. Boa noite, não sei se ainda existe este site ou alguém me irá responder, mas queria partilhar a minha história e de certa forma perceber algo mais. Desde Junho de 2020 que me ofereceram um patinho amarelo como todos os patos, cresceu e tornou-se um pato grande, branco, olho azul com uma espécie de crina que levantava de vez em quando e com bico vermelho que ia até ao redor dos olhos. Parecia ser pato mudo. Era um mimado dormia numa caminha com toda a mordomia, tinha uma piscina e um quintal com ervinhas. Quando estendia a roupa tirava_me as molas do cesto e ajudava_me a cortar as ervas. Ultimamente começou a tornar-se agressivo de bicar e até saltar para cima de nós, é nesta última semana começou a voar, mas nunca quis cortar a asa pq achei que nunca o iria fazer... No dia 25 de Dezembro abri a porta de manhã como sempre ele sai para a rua
    para o quintal, ouvi dar as asas como de costume, mas quando lhe vou deixar comida para ir almoçar com a família ele tinha desaparecido... Já procurei, perguntei aos vizinhos e nada... O terreno para traz da minha casa é a descer com muitas árvores, canas, arbustos... Como é possível voar tão alto e desaparecer? Será que vai voltar? Custa-me tanto pensar onde estará agora de noite com frio, qd gostava tanto de ir para a caminha qd escurecia, será que alguém o apanhou e nem quero pensar... Será que algum animal o matou? Não sei grande coisa de patos... Apenas deste meu patinho que era um membro da família e que conhecia as nossas rotinas e estava sempre à nossa espera na porta. Devo ter esperança? Não sei mais onde o procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Espero que neste momento já tenha encontrado o seu pato.
      Na nossa opinião é provável que o seu patinho estivesse a precisar de companhia da mesma espécie e, por isso, se aventurou tanto.
      E sim, os patos voam muito alto :) o problema é que depois se perdem e não conseguem voltar! Por experiência ou lhe cortamos as guias ou lhes arranjamos companhia.
      Esperamos ter ajudado.
      Disponha.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...