sexta-feira, 19 de abril de 2013

Serradela-amarela


14-04-2013
Nome científico: Ornithopus compressus  
Nomes comuns: serradela-amarela, serradela-brava, trevo-pé-de-pássaro
Família: Fabaceae (ou Leguminosae)

A serradela é uma planta herbácea, ereta ou ascendente, podendo ir desde os 5 aos 50 cm de altura. Apresenta um ciclo de vida anual. Possui vários caules e é revestida de pelos. As suas folhas são compostas por vários pares de folíolos oblongo-lanceolados. As suas flores são pequenas e amarelas, dispostas em umbela. Estas dão origem a vagens fechadas, de forma curva e compostas por sementes.

10-03-2013
É uma planta espontânea em Portugal, encontrando-se em todo o território. 
Multiplica-se naturalmente e pode ser observada nas margens dos caminhos, solos arenosos, pinhais (solos ácidos), searas e pastagens.

Curiosidades: Sendo uma leguminosa fixa o azoto atmosférico, podendo ser usada como planta melhoradora do solo. 
Serve como cobertura e adubação verde (o corte deve coincidir com o início da floração); 
Pode ser usada no pastoreio, pois os caprinos apreciam-na na sua alimentação; Deve um dos seus nomes comuns, trevo-pé-de-pássaro, às suas vagens mais ou menos arqueadas, geralmente em grupos de 3 a 5, lembrando um “pé de pássaro”; Existe outra espécie semelhante, a Ornithopus sativus, que apresenta flores de cor rosada ou branca. 
03-03-2013
10-03-2013
03-03-2013
07-04-2013

3 comentários:

  1. Recebemos o seguinte mail:
    "Boa Noite,
    Estou a tentar adquirir sementes de erva da casta mas não tenho conseguido. Será que tem conhecimento de onde a mesma é comercializada. Aqui na ilha de São Miguel ainda não encontrei ninguém que conheça esta erva, embora saiba que antigamente na ilha do Faial utilizavam-na como forrageira. O meu objectivo é utilizá-la como adubo verde para uma quinta, que tem uma terra pobre. Actualmente tenho no terreno tremoço, favas e aveia preta, que em fevereiro ou março serão triturados e enterrados no terreno e pretendia no período seguinte semear a serradela para manter o solo húmido durante o verão.
    Agradeço desde já atenção dispensada. Obs. Não sou agricultor, é apenas um entretenimento."

    Ao qual respondemos:
    A serradela-amarela (Ornithopus compressus) que temos no nosso terreno é espontânea, por essa razão nunca procuramos sementes da verdadeira serradela, também chamada de erva-da-casta (Ornithopus sativus). Assim, desconhecemos onde possa haver sementes à venda.
    No entanto, como não encontra as sementes na sua zona, já pensou em tentar online? Estes links que lhe envio fazem referência à serradela (nada como perguntar se a comercializam e se fazem o envio):
    http://www.zonaagro.com/zp/index.php?page=shop.product_details&flypage=garden_flypage.tpl&product_id=86&category_id=17&option=com_virtuemart&Itemid=57
    http://www.fertiprado.pt/produtos/sementes-puras/leguminosas-anuais-de-ressementeira/serradela-ornithopus-sativus/
    Esperamos ter ajudado e disponha sempre.
    Com os melhores cumprimentos,
    Faroleco

    ResponderEliminar
  2. boa noite,eu gostaria de saber qual o custo de produção da serradela(sementes,preparo e manejo)
    agradeço a atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Nós não somos produtores de serradela, por isso não conseguimos ajudar e responder às suas questões.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...