quarta-feira, 6 de março de 2013

Criar Raízes


A raiz é o órgão da planta que, normalmente, se encontra abaixo da superfície do solo. Tem como principais funções absorver a água com sais minerais, fixar a planta ao solo (plantas terrestres) e, por vezes, servir para a planta acumular reservas alimentares.
12-06-2012
01-03-2013
Em traços gerais, as raízes podem ser classificadas quanto à sua função e ao meio onde vivem.  Quanto à forma temos a raiz aprumada (tem uma raiz principal de onde derivam as outras mais pequenas, chamadas de secundárias). 
Quando acumula reservas, como no caso do nabo e da cenoura, diz-se raiz aprumada tuberculosa (o tubérculo é onde são acumuladas as reservas); a raiz fasciculada (quando não se distingue uma raiz principal, tendo todas tamanho semelhante). Quando acumula reservas diz-se raiz fasciculada tuberculosa. Algumas raízes são comestíveis, como a cenoura, o ginseng, o nabo, o rabanete e a beterraba.

No Faroleco, estamos a "criar raízes ".... 
As árvores são novas e as suas raízes não estão, ainda, muito desenvolvidas... Mostro algumas fotos tiradas no Jardim do Campo Grande em Lisboa, onde algumas raízes são tão inspiradoras que espero vê-las, um dia, por aqui. 
23-02-2013
23-02-2013
23-02-2013

É interessante descobrir que algumas raízes parecem quase canteiros/vasos, onde nascem outras plantas mais pequenas. 
23-02-2013
Inspirador é, também, o templo de Ta Prohm, localizado na região de Angkor, no Camboja, onde gigantescas árvores cresceram sobre o templo e as suas raízes centenárias tomaram conta do lugar. 
imagem daqui

imagem daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...