quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pernettya

23-11-2012
Nome científico: Gaultheria mucronata
Sinonímia: Pernettya mucronata
Nomes comuns: Pernettya, Pernetia, Chaura
Família: Ericaceae
Origem: sul da Argentina e Chile

A planta pernettya é um arbusto perene que pode atingir cerca de 1 m de altura (ou 30 cm, no caso das variedades anãs). Apresenta um porte ereto e compacto com galhos robustos. As suas folhas são verde-escuras, podendo apresentar tons avermelhados durante o inverno. A sua floração ocorre, normalmente, no início do verão e as suas flores são pequenas, podendo ser brancas, cor-de-rosa, vermelhas ou roxas de acordo com as variedades. Estas são seguidas, no outono, por bagas globosas da mesma cor da sua flor. 
É uma planta frequentemente cultivada como ornamental, devido às suas bagas muito decorativas e características que se parecem com esferas de porcelana. Pode ser usada em canteiros ou sebes baixas, enquanto que as variedades anãs são mais indicadas para vasos e floreiras.

15-12-2012
17-11-2012
Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol ou sombra parcial. Cresce bem em qualquer solo ácido e bem drenado. Aprecia uma cobertura com agulhas de pinheiro, pois durante a sua decomposição o solo é enriquecido com substâncias ácidas. Precisa de rega moderada. É uma planta tolerante ao frio e à geada. No final do inverno aprecia uma ligeira poda, de modo a preservar a sua forma arredondada. Multiplica-se por estacas, sementes (podem levar entre 1 e 2 meses para germinar) e divisão da planta.

Curiosidades: É uma planta dioica (existem plantas masculinas e outras femininas), onde é necessário, pelo menos, uma planta masculina para cada 5 ou 6 femininas; O seu fruto é uma baga que pode ser consumida, crua ou cozida. É suculenta e quase que se derrete na boca; 

15-11-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...