segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ciclame

11-12-2012
Nome científico: Cyclamen persicum
Nomes comuns: Ciclamen, cíclame, ciclamen-da-Pérsia
Família: Primulaceae (Myrsinaceae)
Origem: Grécia e Região Mediterrânica

A planta ciclamen é uma herbácea bolbosa e perene. As suas folhas, em forma de coração, são brilhantes, verde-escuras e com manchas prateadas na parte superior. A sua floração ocorre no outono-inverno e as suas flores têm uma aparência delicada, nascem em longas hastes e a sua coloração varia entre o rosa (vários tons), salmão, encarnado e branco.
Estas plantas são usadas em vasos e floreiras, tanto no interior de casa como em jardins.

05-12-2012
05-12-2012
Cultivo: Deve ser plantado num local iluminado (sem receber luz direta do sol) ou à meia-sombra. Aprecia solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Gosta de regas frequentes, mas sem encharcamentos, pois o excesso de água pode apodrecer o bolbo. Devemos arrancar as hastes florais, no final da floração e as folhas mais velhas e mais descoradas para favorecer o aparecimento de novas flores ou folhas e, assim, evitarmos também que os pedúnculos em deterioração apodreçam o tubérculo. Multiplica-se por semente ou por divisão dos tubérculos (os bem desenvolvidos e maiores que 5cm).

11-12-2012
05-12-2012
04-12-2012
Curiosidades: Há mais de vinte cores de flores de ciclamen; A planta aprecia as baixas temperaturas do inverno; Geralmente, o ciclamen fica dormente no verão, mas caso não aconteça, deve ser protegida do calor excessivo, para que as suas folhas se mantenham viçosas e saudáveis; As suas flores tendem a diminuir com a idade da planta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...