segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Agricultura Biológica ou melhor... Agricultura Ecológica!

02-11-2012
A Agricultura Biológica (AB) ou Agricultura Ecológica (denominação preferida) também conhecida como agricultura orgânica e agricultura natural é um sistema de produção que promove a saúde… a nossa e do meio ambiente!
Baseia-se na ecologia, sustentabilidade e responsabilidade, defendendo e preservando a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas naturais.
Para tal, utiliza técnicas e produtos que permitem uma agricultura suficiente, produtiva e sustentável, sem afetar o ambiente e a nossa saúde …

Ao SOLO devemos dar uma maior importância, visto ser um organismo vivo e dele depender o sucesso das nossas culturas. Devemos desenvolver uma maior interação dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos. Isto através da adubação orgânica (“solo estrumado e não adubado”), da compostagem e da utilização de adubos verdes. A mobilização do solo deve ser feita de forma a que este não seja revirado e não deve ser calcado/pisado. A sua conservação (e/ou proteção) pode ser feita através da criação de sebes vivas/corta ventos e da cobertura do solo.
Na AB utilizam-se métodos preventivos e culturais, tais como a prática de policulturas, a rotação de culturas e de pousio. Pratica-se a alolepatia, ou seja, a associação ou consociação entre plantas para que se protejam e fortaleçam (existindo plantas companheiras, plantas antagónicas, plantas atrativas e plantas repelentes...). A luta contra pragas e doenças é biológica, ou seja, não se utiliza fertilizantes químicos nem pesticidas de síntese, preferindo-se os biofertilizantes e os biopesticidas.

Como

temos visitado e conversado com alguns produtores biológicos (profissionais e amadores), que estão sempre disponíveis para partilhar dicas e experiências.

02-06-2012
02-06-2012
Ficamos a saber que: 
02-06-2012
As plantas da família solanaceae (tomate, batata, pimentão...) combinam bem com alfaces e chicórias; As cuburbitáceas (abóbora, pepino, melão, melancia, chuchu) associam-se bem com as solanáceas, leguminosas (feijão, ervilha) e com as gramíneas (milho, trigo). Havendo uma tradicional associação do milho, feijão e abóbora; A prática de mulching (cobertura do solo)  nas árvores e culturas é muito importante para proteger o solo e reter humidade. Podemos ver que nos morangos se utilizou o engaço das uvas por ser bastante rico; As garrafas de cerveja enterradas afastam toupeiras; Apesar de, para muitos, parecer uma "agricultura selvagem" a verdade é que nada está ao acaso.

Visita ao Rio do Prado (produção biológica de pêra rocha) 
15-08-2012

Ficamos a saber que:
No caso dos pomares só ao 4.º ano se pode dizer que é biológico. Os 3 primeiros são anos de transição; O enxofre é muito utilizado nas fruteiras (pêras) e crucíferas (couves); Nos pomares as associações entre plantas são especialmente as variedades polinizadoras para atraírem os polinizadores na época da floração; O solo não é lavrado, só a erva é cortada (adubação verdes), para que haja um aumento da retenção da água e para que o sol não o desgaste; Utilizam-se armadilhas sexuais com feromonas femininas para atrair os machos da mosca da fruta ou com feromonas que atrair os dois.
15-08-2012
15-08-2012
15-08-2012

Visita ao Horto São Silvestre
15-08-2012
15-08-2012










Ficamos a saber que:
Na cultura de melancia e melão usam enxofre; Na cultura do tomate para além do enxofre utilizam a calda bordalesa; A associação do tomate com o manjericão é benéfica; Na produção de alface usam um fertilizante rico em azoto, a farinha de peixe; Para afastar a traça das batatas podemos usar folhas de louro; Para afastar toupeiras podemos usar estacas de trovisco espetadas no solo ou pimenta; 
15-08-2012
Como o solo deve ser estrumado (o estrume deve curtir pelo menos durante 6 meses antes de ser utilizado) o  melhor é termos o nosso próprio estrume.
15-08-2012
Horto São Silvestre é dos poucos produtores portugueses de plantas biológicas (viveiros).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...