terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aeonium arboreum púrpura

06-02-2012
Nome científico: Aeonium arboreum var. atropurpureum
Nomes comuns: Aeonium arboreum púrpura, saião-púrpura
Família: Crassulaceae
Origem: Marrocos e Ilhas das Canárias

A planta Aeonium arboreum púrpura apresenta um porte subarbustivo, podendo alcançar um metro de altura. É uma suculenta com ciclo de vida perene. É muito ramificada e possui caules eretos e robustos. Produz folhas em forma de roseta no topo das hastes e as cores das folhas, nesta variedade, são verde e púrpura (originalmente são verde-brilhantes).
É uma planta usada em jardins de baixa manutenção e é também adequada para cultivo no interior.

Cultivo: Deve ser cultivada em solos bem drenados. Aprecia o sol direto e as regas devem ser pouco frequentes. Multiplica-se por meio de estacas.
27-08-2012
04-12-2012
04-12-2012
Curiosidades: O seu nome botânico Aeonium deriva, provavelmente, da palavra grega aionion, ou seja, eterno. Arboreum tem origem no latim e significa “como uma árvore”. Atropurpureum deriva do latim ater, ou seja, preto/escuro e purpureus vem de cor púrpura.
04-12-2012
08-11-2012
04-12-2012
As suculentas são de cultivo fácil e com elas conseguimos efeitos espetaculares (ver algumas imagens aqui). Todos já conhecemos os quadros vivos de suculentas d’ O Meu Amor é Verde. Mas... e que tal uma guirnalda/grinalda para a época natalícia?!
Ver passo a passo aqui
Ver passo a passo aqui






10 comentários:

  1. tenho uma aeonium bem pequenininha e gostaria de saber se ela gosta de sol direto ou sombra , é que não queria perde-la pois aqui onde moro é muito dificil conseguir mudas como esta , aqui faz muito frio e é chuvoso. obrigado .

    eueminhasplantinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Pela minha experiência, digo-lhe que esta planta aprecia mais o sol direto do que a sombra, conseguindo, no entanto, adaptar-se a ambos os casos. Digo-lhe isto porque, a planta que tenho ao sol está sempre muito mais bonita e cheia de vivacidade do que outra que apanha mais sombra.
      Na minha opinião, penso que deve ter maior cuidado com o excesso de água e os solos não drenáveis, pois estes prejudicam bastante o desenvolvimento e, até, a sua sobrevivência.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço,
      Faroleco

      Eliminar
  2. Ola pessoal, onde posso conseguir muda de Aeonium para compra, estou tentando achar esta planta ja faz algum tempo
    Agradecia
    Vrta Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Deve conseguir encontrar uma muda de Aeonium em qualquer Garden Center, mas caso esteja perto de nós mande um email, pois ofereceremos-lhe uma!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ola Faroleco, estou contente em ver que voce respondeu meu anuncio e gostaria tambem de me inscrever no seu blog para melhor comunicar, pois acho voces muito informativo.
    Estou na Bahia em Vitoria da Conquista,mas ja comprei mudas de plantas ate do Parana, chegaram normalmente.
    Estou procurando por este Aeonium aqui no Brasil faz tempo, acho que nao e muito conhecido aqui, eu sei que Europa e California todo lugar se encontra, tanto o verde como o roxo. Se voce me mandar uma mudinha, arcarei com qualquer despesa e o preço da muda tambem, meu email: vlucia@coexbrazil.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      vou-me informar acerca das condições de envio! Quando souber mais pormenores envio-lhe um email.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Verdade Faroleco, pois o meu email e vlucia_s@yahoo.ca ou vlucia@coexbrazil.com, estou felicíssima, se conseguir uma mudinha pequena que seja, eu pago por todas as despesas
    Um abraço
    Vera Lucia

    ResponderEliminar
  5. Oi, tudo bem? Eu sou apaixonada por Aeonium, e ja tentei comprar ou trocar por outra planta com umas pessoas, mas infelizmente não obtive exito, será que vocês venderiam uma muda para mim. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Glauciene,
      É de onde? Podemos fazer uma troca para não ter de estar a comprar ;)
      Envie-nos um email: faroleco@gmail.com

      Um abraço

      Eliminar
  6. Bom dia gostaria muito de uma ajuda a minha aeonium púrpura esta perdendo todas as folhas ja troquei o solo, ja deixei no sol direto, na sombra, adubei, e nada fez com que ela parasse de perder as folhas. Eu observei que no sol as folhas queimam mais rápido. O que posso fazer pra nao perde-lá?

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...