sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arália-Hera

25-10-2011
Nome científico: x Fatshedera lizei 'Annemieke'
Sinonímias: x Fatshedera lizei 'Aurea Maculata', x Fatshedera lizei 'Lemon and Lime', x Fatshedera lizei 'Maculata',
Nomes comuns: Arália-hera, Fatshedera, “árvore-de-hera”
Família: Araliaceae
Origem: França (origem híbrida)

A arália-hera é um arbusto perene muito atrativo pela sua folhagem vistosa. É o resultado do cruzamento intergenérico entre a fátsia (Fatsia japonica) e a hera (Hedera helix) que são espécies de géneros distintos. 
01-12-2011
Assim, esta planta possui a estrutura arbustiva da fátsia e as folhas palmadas, verdes e brilhantes da hera. A variedade mencionada apresenta, ainda, folhas com um distinto tom verde-amarelado no centro.
A arália-hera pode produzir pequenas flores brancas, mas a sua floração é considerada insignificante. As suas flores são estéreis e não produzem qualquer fruto, uma vez que se trata de um híbrido.
É uma planta que nos jardins cria efeitos paisagísticos interessantes, quer na forma de arbusto quer na forma de trepadeira (se for usado um tutor). É, ainda, muito utilizada como planta de interior, desde que o espaço seja bem iluminado.

09-11-2012
13-05-2012
13-08-2012

Cultivo: Deve ser cultivada sob meia-sombra, sendo capaz de tolerar a sombra total. Aprecia solos férteis, drenáveis, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É uma planta bastante rústica, tolerante ao frio, a geadas leves e à salinidade. 
13-05-2012
Depois de estabelecida suporta pequenos períodos de seca. Exige pouca manutenção, que se restringe à fertilização durante o crescimento e podas para controlo e renovação da folhagem. Multiplica-se por estacas.

Curiosidades: Aparentemente este híbrido foi criado de forma acidental e foi descoberto, por volta de 1910, num viveiro em Nantes, na França; O seu nome, Fatshedera, surgiu a partir do nome dos dois géneros principais que estão na sua origem; É uma planta tolerante à poluição do ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...