segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Visitantes: Louva-a-deus

10-08-2012
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Mantodea
Família: Mantidae
Nome científico: Mantis religiosa
Nomes comuns: louva-a-deus, cavalinho-de-deus, mantis

O louva-a-deus é um inseto grande, com uma cabeça triangular e movimentos lentos. 
O seu corpo alongado de cor verde brilhante ou castanha confunde-se com a vegetação onde vive. Possui dois pares de patas para andar e patas anteriores, denteadas, musculosas e bem adaptadas para agarrar as presas com rapidez. Os seus enormes olhos permitem-lhe detetar a aproximação das presas em quase todas as direções.
10-08-2012
10-08-2012










Normalmente alimenta-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos, traças, grilos, cigarras...) que captura com suas grandes patas dianteiras que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos, que agarram as presas e as levam diretamente para a sua forte mandíbula.
Gosta de viver em locais abertos, tais como sebes, campos de cultivo e baldios.
03-10-2012
03-10-2012


















O canibalismo é um comportamento natural entre estes insetos. Por exemplo, depois de acasalar, a fêmea devora o macho para obter os nutrientes necessários à fabricação dos ovos, assim ela pode produzir uma quantidade muito maior de ovos e estar nutrida até quase ao momento da postura dos mesmos. Depois as suas crias caçam logo que nascem, chegando a comer-se umas às outras.
03-10-2012

Curiosidades: Há cerca de 2000 espécies de louva-a-deus, a maioria das quais encontradas em países quentes e pertencentes à família Mantidae; Os animais pertencentes a esta família são os únicos que possuem um só ouvido que fica localizado no tórax; Uns parecem-se com plantas, galhos, ramos, flores e até borboletas, a esta sua camuflagem dá-se o nome de mimetismo e ocorre por dois motivos, ou seja, enganar as suas presas para que se aproximem e esconder-se dos seus predadores; 
03-10-2012
O seu nome comum está relacionado com a sua posição de ataque, pois mantém-se quieto com os membros dianteiros levantados, como que em oração, até capturar a presa; Os louva-a-deus possuem antenas minúsculas chamadas palpos, que servem para sentir o sabor dos alimentos; Os gregos antigos acreditavam que o louva-a-deus tinha poderes sobrenaturais;  A sua voracidade leva a que sejam considerados insetos muito útil na horta e no jardim,  já que podem auxiliar no controlo de algumas pragas (moscas, mosquitos e até pulgões).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...