terça-feira, 4 de setembro de 2012

Catalpa

10-06-2012
Nome científico: Catalpa bignonioides
Sinonímia: Catalpa syringaefolia
Nome comum: Catalpa
Família: Bignoniaceae
Origem: América do Norte

A Catalpa é uma árvore de folha caduca e de ciclo de vida perene. Apresenta um porte médio e uma copa ampla e arredondada. O seu tronco castanho-acinzentado é curto e  tem ramos robustos com folhas inteiras, grandes e cordiformes. As suas flores nascem em cachos, são grandes e vistosas, libertando uma fragrância delicada. O fruto é uma cápsula cilíndrica, fina, longa e pendente que contém muitas sementes aladas.
É uma das árvores ornamentais mais comuns nos nossos jardins, pois a sua copa proporciona uma apetecível sombra durante o verão.
30-04-2011
06-06-2012
28-05-2012
Cultivo: Deve ser plantada em locais com bastante exposição solar e não aprecia ventos demasiado fortes. Adapta-se a quase todos os tipos de solo, preferindo solos ricos em húmus e bem drenados. 
30-04-2011
Apesar de ser uma árvore relativamente exigente em água, depois de estabelecida suporta alguma secura durante o verão. Não necessita de poda. Multiplica-se por sementes na primavera ou por estacas no final do verão.

Curiosidades: A Catalpa é uma árvore de crescimento rápido e é tolerante à poluição urbana; A sua madeira não apodrece facilmente, mas é frágil e muito difícil de trabalhar, sendo, ocasionalmente, usada em carpintaria, esculturas e molduras; O chá feito a partir da sua casca tem sido usado como antisséptico, laxante, sedativo e vermífugo. As folhas são usadas como cataplasma em feridas e abrasões; As suas raízes são tóxicas.
06-06-2012
Nota: 1.ª atualização

1 comentário:

  1. Adorei, minhas duvdúvi foram todas tiradas adorei!!! Muitíssimo obrigada. Parabéns, foi bem informativo pra mim.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...