quinta-feira, 28 de junho de 2012

Favas

06-05-2012
Nome científico: Vicia faba
Nome comum: Fava, Faveira
Família: Fabaceae (anterior Leguminosae)
Origem: É incerta, admitindo-se a região do Cáspio e o Norte de África

A Fava (Faveira) é uma planta herbácea e anual que pertence às leguminosas, pois as suas sementes estão reunidas em vagens. O seu porte é ereto, pouco ramificado, com caules fortes, parcialmente ocos que podem atingir em média 120 cm de altura. São compostos por uma folhagem abundante e de cor verde. Nas suas raízes, tal como nas restantes leguminosas, existem nodosidades que têm a capacidade de fixar diretamente o azoto da atmosfera.

Propriedades e utilizações:
06-05-2012
A fava é cultivada pelas suas sementes que se consomem frescas, secas ou germinadas. Estas são muito utilizadas na confeção de vários pratos culinários, como guisados e sopas. A sua semente seca pode ser incorporada em alimentos compostos para animais e dela extrai-se uma farinha que pode ser usada no fabrico de pão.
Há quem sugira que se optarmos por conservar as favas através da congelação, devemos escaldá-las primeiro, pois ao que parece ficam mais tenras. 
16-01-2012
Possui propriedades medicinais, por exemplo: o cozimento das sumidades e dos ramos (30 a 60 por 1000) usa-se como diurético e nos problemas de reumatismo, do fígado e pele. A infusão de flores (25 a 50 por 1000) é calmante, ajuda a aliviar o reumatismo e problemas renais.
Tal como outras leguminosas, a faveira tem a capacidade de enriquecer o solo em que é cultivada e é um excelente adubo verde. Depois de colhidas as vagens, a planta é cortada para que as suas raízes continuem a enriquecer a terra e enterrada como adubo ou dada ao gado. Existe, ainda uma variedade anã frequentemente utilizada como cultura intercalar para adubação verde.
20-03-2012

Cultivo: É uma planta bastante rústica e adaptada ao clima mediterrâneo. Não é exigente quanto ao tipo de solo, mas ressente-se dos terrenos muito húmidos e da seca. Isto porque, terrenos alagados durante algum tempo impedem a circulação do ar junto das raízes e temperaturas altas estagnam o seu desenvolvimento.
Podemos semear as favas em terrenos pobres ou anteriormente utilizados em culturas exigentes (milho, couve, girassol ou cereais), uma vez que o solo vai ser enriquecido por esta cultura.
Há um ditado popular que diz “No natal já abana o faval”, sugerindo que o tempo de sementeira poderá ser a partir de outubro ou novembro. No entanto, se chover em setembro podemos semeá-las.
20-03-2012
A sementeira é direta e faz-se a cerca de 5 cm do solo, em linha ou covacho. As linhas devem ser espaçadas, de forma a permitir a penetração do sol, a circulação do ar e o crescimento rápido da planta para evitar (o quase inevitável) piolho negro. Os covachos devem ser distanciados de 30 a 40 cm e semeamos três ou quatro sementes em cada um. Ao crescerem, as plantas vão formar um tufo e, assim, amparar-se.
Durante a sementeira, devemos colocar cinzas de madeira no solo, pois apesar das favas serem leguminosas e não necessitarem de azoto, precisam de outros nutrientes.
07-04-2012
Convém sachar as favas ao atingirem dez centímetros de altura, para eliminar a concorrência das ervas. Ao mesmo tempo, devemos fazer uma amontoa junto ao pé para reter a água, suster o tufo de plantas e protegê-las contra as geadas. Se as geadas forem extremas podem queimar as folhas, mas não queimarão o caule enterrado que reage com o aumento de temperatura e se desenvolve rapidamente.
Quando for necessário, devemos regar as favas sem molhar as suas folhas e depois efetuar uma sacha com amontoa e cobertura.
Costuma-se fazer a desponta da faveira acima do sexto andar de flores, pois assim as florações inferiores crescem melhor e as hastes tornam-se mais robustas. 
Esta planta multiplica-se por semente. A vagem pode secar na planta se o tempo estiver seco ou colhe-se para secar à sombra. Devemos escolher as favas melhores e antes de armazená-las, podemos desinfetá-las, levando-as ao congelador durante quarenta e oito horas, no mínimo. Depois secam-se novamente e armazenam-se em recipientes de lata ou vidro num lugar seco, escuro e fresco.
07-04-2012

Pragas e doenças
O piolho negro (Aphis fabae) é a praga mais comum nas favas, uma vez que são plantas muito vulneráveis aos afídios, também chamados de pulgões ou piolhos. Estes insetos diminutos alimentam-se da seiva de plantas e, no caso da fava, atingem as pontas viçosas das faveiras sufocando-as e parando o seu desenvolvimento. A desponta e o preparado de urtiga servem de prevenção/combate contra estes ataques. Sem esquecer que as joaninhas são os grandes predadores dos afídios.
A ferrugem e o míldio combatem-se preventivamente com o preparado de cavalinha e evitando colher as favas durante o período húmido. No caso da podridão ou pé negro (uma bactéria que provoca a quebra e destruição da faveira) e do parasita vegetal, Orobanche crenata,  só nos resta parar a cultura e evitá-la, no mesmo terreno, durante pelo menos 3 anos.

06-05-2012
Curiosidades: A fava cultiva-se desde a Pré-História e, hoje em dia, é cultivada em todos os continentes; Durante a Idade Média, constituía a reserva de alimentação para o inverno (com as outras leguminosas), isto antes do aparecimento da batata; O consumo excessivo de favas pode causar uma doença denominada de favismo; A expressão “são favas contadas”, que se refere a algo dado como certo, teve a sua origem no fato das eleições/votações serem realizadas com favas (brancas e pretas). No final, contavam-se as favas e ganhava aquele que obtivesse o maior número de favas brancas;
06-05-2012
Existem várias variedades de favas, como por exemplo a Fava Água Doce “Aguadulce” (precoce, de vagens longas e sabor delicado), a Algarvia (muito precoce e de vagens curtas) e a Cornicha (precoce e de vagens compridas, mais usada a norte do Tejo). Existem ainda variedades forrageiras e variedades indicadas para adubação verde.

8 comentários:

  1. Viva

    Que post fantástico.
    Só uma achega, tenho umas favas para semear no verão, neste momento têm uns 75 cm de altura e estão fantásticas, o fruto é rosado em vez de verde.
    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que excelente, João!!!
      Gosto de estar sempre a aprender e isso era algo que desconhecia!
      Já agora como se chama essa variedade e onde será que posso adquirir? É que fiquei com vontade de também experimentar...
      Um abraço

      Eliminar
  2. Amigos a cor rosada e prudoto que se mete na fava seca para não estragar , abraço bom blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva VPM LUCIO XPRESS ALGARVE,
      Agradecemos a visita ao nosso blog e seja sempre bem-vindo.
      Em relação às favas, há mesmo uma variedade de cor rosada (as favas "Karmazyn").
      Um abraço

      Eliminar
    2. Um veneno quer vc dizer... 😉
      PERMACULTURA! Nem pulgões, nem chuvas, nem alagamentos, nem nada estraga as minha culturas. Não arranco também qualquer erva! O ecossistema organiza-se deixam de existir pragas ou insetos predominantes numa determinada cultura e a rentabilidade, as abelhas, a população de insetos benéficos e os respetivos "ajudantes" aumentam e tudo se reproduz com resultados inacreditáveis! Eu era da cidade, vim para o Algarve e estou a praticar este modelo. Os meus vizinhos, pessoas antigas e experientes agricultores estão muito surpreendidos .. 😉 😄

      Eliminar
    3. O veneno que referi é o tal produto rosa que as empresas que comercializam sementes utilizam largamente ... Guardem todas que puderem ou troquem com agricultores confiáveis.
      Qq veneno destes em permacultura vai arruinar tudo o que se constrói. Cá em casa são proibidos! 😸

      Eliminar
    4. Olá Maria Moura.
      O que falávamos com o João Gomes é mesmo sobre a existência de uma variedade de favas de cor rosada. Pesquise no google por favas "Karmazyn" e vai ver que as favas são mesmo rosadas e não levaram qualquer produto/veneno!
      Nós também não usamos químicos na nossa horta. As primeiras sementes de favas vieram de trocas e já alguns anos que somos nós a recolhê-las, selecionando as melhores da nossa "produção".
      As sementes compradas que não sejam biológicas são todas tratadas com químicos...
      Um abraço

      Eliminar
  3. Sim sim, eu entendi isso. Já vi que praticam uma excelente agricultura. A resposta era para o outro senhor. Cliquei em resposta mas depois saiu sem id.. 😉 😊

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...