terça-feira, 26 de junho de 2012

Coentros

20-03-2012
Nome científico: Coriandrum sativum
Nome comum: Coentro(s) 
Família: Apiaceae (anterior Umbelliferae)
Origem: provavelmente da Região Mediterrânea

O Coentro é uma planta anual e herbácea, com uma altura média de 50cm. Apresenta ramos delicados e ramificados, compostos por folhas verdes e bastante aromáticas. As suas flores são pequenas, de cor branca ou rosada, e surgem em inflorescências do tipo umbela. Depois das flores, seguem-se os frutos globulosos, de cor castanha amarelada e do tamanho de grãos de pimenta, que são erradamente chamados de sementes. Estes frutos são diaquénios, pelo que as sementes estão dentro deles.
20-03-2012
Os coentros são muito conhecidos por condimentar diferentes preparações culinárias. As suas folhas frescas são, provavelmente, a erva aromática mais utilizada no mundo.

02-05-2012
Cultivo: Os coentros adaptam-se às mais diversas condições, no entanto preferem solos ricos, profundos e com boa drenagem. Apreciam um local protegido mas solarengo. Podemos fazer várias sementeiras ao longo da primavera e outono. Requerem água abundante e sacha periódica do solo, durante a fase de crescimento. O excesso de azoto atrasa o amadurecimento das sementes, pelo que deve ser evitado caso a cultura tenha esse objetivo. Multiplicam-se por sementes e a germinação acontece, normalmente, uma semana após a sementeira.

Usos e propriedades:
Na culinária
Todas as partes da planta são comestíveis, mas as folhas frescas e as sementes secas são as partes mais comumente utilizados e, curiosamente, apresentam sabores diferentes.
25-06-2012
As folhas frescas são utilizadas para temperar e adornar sopas, saladas, pratos de peixe, marisco, aves, feijão, legumes, arroz, massas e molhos e saladas. As suas flores adaptam-se a uma grande e diferente variedade de pratos, tal como as suas folhas. Podem ser utilizadas no final de um refugado,  adicionadas a um molho ou sobre uma salada de frutas, por exemplo. As sementes servem para aromatizar pães, biscoitos, carnes, licores, vinagres e vários tipos de conservas (como linguiças, salsichas e pickles).
As raízes também são utilizadas, mas, normalmente, só na culinária asiática.
25-06-2012
Para conservar coentros, o ideal será congelar folhas viçosas, uma vez que com a secagem perdem quase todo o sabor.

Propriedades medicinais:
Os coentros não devem ser ingeridos em doses elevadas nem constantemente (como todas as plantas com propriedades medicinais!). São digestivos, antissépticos e calmantes. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição e ajudam a eliminar o mau-hálito. O chá de coentros ajuda a tirar as toxinas do corpo. A infusão pode ser feita com folhas ou sementes (30:1.000).

Na horta:
01-05-2012
As delicadas e melíferas flores dos coentros fazem lindos canteiros e atraem insetos úteis (como as abelhas) para as plantas da horta e do jardim;
O forte aroma das folhas e sementes frescas dos coentros pode ser prejudicial a algumas plantas. Inibe o funcho, no entanto favorece o anis;
Os coentros têm a reputação de afastar os afídios e de lhes ser imune. (Para experimentar: Esmagar 200 gramas de folhas de coentro num 1 litro de água e pulverizar as plantas para afastar ácaros e pulgões.)

25-06-2012
Curiosidades: Os coentros eram utilizados pelos antigos egípcios para embalsamar os corpos; Os chineses acreditavam nos poderes de imortalização dos coentros; Na Idade Média eram colocados em poções de amor, como afrodisíaco. Ao que parece as suas sementes secas têm efeitos estimulantes, especialmente nas mulheres, todavia nos homens pode causar efeitos opostos; São ricos em antioxidantes; Das sementes bem secas extrai-se um óleo essencial muito valioso que se usa como aromatizante de alimentos e no fabrico de perfumes e sabão, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...