segunda-feira, 11 de junho de 2012

Clorófito

02-06-2012
Nome Científico: Chlorophytum comosum
Sinonímia: Anthericum comosum, Chlorophytum elatum
Nomes comuns: Clorófito, Planta-das-aranhas, Planta-das-fitas
Família: Anthericaceae/Liliaceae
Origem: África do Sul

O Clorófito é uma planta perene e herbácea que produz tufos de folhas lineares que nascem de uma roseta central. A espécie típica tem as folhas inteiramente verdes, mas existem cultivares com folhagens mais atraentes, como a “Variegatu” (as folhas são brancas com as bordas verdes) e “Vittatum” (é o contrário da primeira). 
10-06-2012
Durante o período de crescimento ativo surgem entre as folhas pedúnculos (longas hastes, geralmente sem folhas) arqueados e amarelo-claros, onde nascem pequenas flores brancas. Após a floração e frutificação, formam-se pequenas plantas nessas longas hastes.
A plantação do Clorófito é bastante comum em vasos suspensos, onde o seu aspeto pendente é muito interessante.

 Cultivo: É uma planta bastante rústica, de fácil cultivo e pouca manutenção. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solos ricos com matéria orgânica e que tenham boa drenagem. Aprecia regas regulares, mas as suas raízes grossas, com boa reserva de nutrientes e água, tornam a planta tolerante a pequenos períodos de seca. Adapta-se muito bem a interiores. Multiplica-se por divisão da planta/touceiras ou pela plantação das mudas que nascem nas hastes formadas pelas suas inflorescências.
10-07-2012
10-07-2012






Curiosidades: O Clorófito purifica o ar das nossas casas, se usado como planta de interior; O seu nome científico significa simplesmente "planta verde", pois a sua forma primitiva é verde; No Brasil, é uma planta muito utilizada como forração/cobertura dos solos.
Para experimentar...
10-06-2012








Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...