terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Borracheira

01-12-2011
Nome científico: Ficus elastica
Nomes comuns: Borracheira, Árvore da Borracha
Família: Moraceae

A  Borracheira é uma árvore que pode atingir 15-20 metros de altura. Para além da altura que atinge, possui também a capacidade de produzir raízes aéreas extremamente fortes, que ao encontrarem o solo se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar os pesados ramos, contribuindo para o alargamento da copa.

Cultivo: A Borracheira prefere exposição direta ao sol e humidade. Durante a poda, podemos passar pelos cortes cinzas ou pó de carvão para evitarmos que o látex flua abundantemente. Os ramos que resultarem da poda (convém que tenham pelo menos duas filas de folhas) podem ser usados para propagação, pois enraíza facilmente em água ou diretamente na terra.

03-12-2011
Curiosidades: Quando cortada, a Borracheira derrama um látex, esbranquiçado e muito viscoso. Esta seiva leitosa foi utilizada como matéria-prima no fabrico de borracha, é tóxica quando ingerida e o contacto com a pele também pode causar reações alérgicas, pelo que na dúvida, o melhor é usar luvas quando for altura de a podar; Os híbridos derivados de Ficus elastica Robusta apresentam folhas muito mais amplas e geralmente variegadas.

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...