sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hibisco

10-09-2011
Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis
Sinonímia: Hibiscus sinensis
Nomes comuns: Hibisco, rosa-da-China, graxa-de-estudante
Família: Malvaceae
Origem: Ásia Tropical

O hibiscus é um arbusto lenhoso, perene que possui muitas variedades, cultivares e hibridos. Pode atingir os 3 metros de altura (quando plantado no solo) e é cultivado pelas suas propriedades ornamentais. Isto porque, as suas flores são atraentes e podem ser das mais diversas cores, formas e tamanhos e as suas folhas podem ser largas, estreitas verdes ou variegadas.

Cultivo: De característica tropical, o hibisco deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com adubações periódicas para uma floração exuberante e para fortalecer a planta contra o ataque de pragas. Prefere solos bastante húmidos e bem drenados, ou seja, solos frescos sem encharcamentos. Prefere temperaturas entre os 13 e os 21º C, não sobrevivendo a temperaturas demasiado frias ou a geadas. No início da primavera, e para que a planta dê mais flores, convém poda-la. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial. Multiplica-se por estaquia e alporquia.

25-10-2011
10-09-2011
Curiosidades: O termo latino rosa-sinensis, significa literalmente "rosa-da-China"; As pétalas da flor dos hibiscos (tanto do Hibiscus rosa-sinensis como do Hibiscus syriacus) têm um leve gosto cítrico e são usadas, em quantidades pequenas, para decorar pratos culinários e em saladasCom os botões florais podemos fazer uma espécie de picles ou usar como um corante roxo para colorir alimentos, como conservas de frutos e legumes cozidos; Não deve ser consumido durante a gravidez; O hibisco usado no chá é o Hibiscus sabdariffa; As flores que o hibisco produz têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias; As flores do hibisco foram eleitas o símbolo nacional do Havai e da Malásia; Houve uma época em que os estudantes, para economizar, lustravam os sapatos com as folhas do hibisco, deixando-os brilhantes. Por isso, estas flores também são popularmente conhecidas por Graxa-de-Estudante; Ao que parece, a planta possui algumas propriedades medicinais, pois é utilizada na fitoterapia chinesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...