sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cica

13-03-2011
Nome Científico: Cycas revoluta
Nomes Comuns: Cica, Palmeira-anã
Família: Cicadaceae
Origem: Japão e Indonésia
Ciclo de Vida: Perene
A Cica faz parte dos jardins contemporâneos e tropicais. Assemelha-se às palmeiras e aos fetos. As suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostas por folíolos pontiagudos. A planta tem um crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado.

Cultivo: Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável. As Cicas também não apreciam regas por aspersão nas folhas. 
25-05-2011
O ideal é que se regue apenas a terra à volta da planta e se espere secar bem entre as regas, pois é uma planta de clima seco e muito sensível ao excesso de humidade. Multiplica-se pelas sementes formadas no ápice, mas principalmente pelos rebentos laterais que surgem na planta adulta.

Curiosidades: As Cicas são plantas muito antigas, segundo se diz são do tempo dos dinossauros; As plantas masculinas formam cones cilíndricos longos e as femininas um aglomerado de lâminas recortadas, revestidas de feltro castanho. Cada recorte contém um óvulo exposto que, quando fecundado, assemelha-se a uma noz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...