quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Eucalipto de Gunn

28-08-2011
Nome científico: Eucalyptus gunni
Família: Myrtaceae
Género: Eucalyptus

O Eucalipto de Gunn tem uma folhagem persistente verde azulada muito odorífera.  As folhas jovens de cor azul-prateada adquirem a forma de foice cinzenta-esverdeada quando são adultas. É o mais utilizado nos jardins pela sua forma de arbusto ramificado. O eucalipto de Gunn é também muito utilizado para a produção de pasta de papel. O óleo essencial extraído das suas folhas tem propriedades benéficas nas vias respiratórias.


Cultivo: Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que plantado em pleno sol. Resiste no estado adulto até -18°C, mas é muito mais sensível no estado juvenil.

25-10-2011
Curiosidades: Existem em todo o mundo cerca de 600 espécies diferentes de Eucalipto. Esta árvore foi introduzida em Portugal por volta de 1830 como auxiliador no combate à malária, para secar as zonas pantanosas onde se desenvolvia o mosquito portador e transmissor daquela doença. Expandiu-se sobretudo na segunda metade do séc. XX, dando origem a uma produção industrial de pasta e papel no País. A espécie Eucalyptus globulus é a mais comum e a economicamente mais importante em Portugal.
O Eucalipto é uma espécie de crescimento rápido e também é muito eficiente no combate ao efeito de estufa, uma vez que é um fixador de dióxido de carbono. Uma desvantagem é o facto de esgotar o terreno e secar as fontes, visto que as suas raízes consomem toda a água existente nas redondezas. O aroma do Eucalipto atua como repelente de insetos e as folhas possuem uma essência denominada eucaliptol. Devido às propriedades medicinais e aos óleos essenciais contidos nas folhas, diversas variedades de eucalipto são utilizadas em farmácia e aromaterapia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...