sábado, 27 de agosto de 2011

Pinheiro Manso

06-01-2008
Nome científico: Pinus pinea L.
Família: Pinus
Género: Pinaceae
Origem: Origem mediterrânea, desde Portugal à Síria
Dimensão adulta: Altura e largura de 20 metros ou mais
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Rústico até -20°C.
Exposição: Sol.

O pinheiro manso é muito apreciado pela produção de pinhões comestíveis que, nalgumas zonas, constitui um importante factor de rendimento económico. O pinhão pode ser consumido directamente ou utilizado em confeitarias e culinária diversa.
27-12-2009
01-04-2010
É uma das árvores resinosas com maior interesse económico em Portugal. Dado a sua elevada rusticidade, vegeta em quase todo o território nacional. Muito associado às suas plantações surge o coelho bravo, que nestes solos arenosos encontra boas condições para escavar as suas tocas, alimentando-se das plantas que se desenvolvem sob as árvores ou nos terrenos agrícolas adjacentes.
13-03-2011
A madeira é muito dura, difícil de trabalhar mas muito impermeável. Os troncos produzem boas vigas muito utilizadas na construção e em caminhos de ferro, bem como na indústria naval. É, ainda, estimado como árvore ornamental pelo seu valor paisagístico e pela densa sombra.

Cultivo: O Pinheiro Manso prefere boa luminosidade e temperaturas quentes, com humidade atmosférica e adapta-se bem à secura do solo.

Curiosidades: Frutifica a partir dos 15 anos; Resistente ao vento e poluição urbana; Propaga-se por semente; Aceita altitudes até aos 1000 metros; Vive cerca de 250 anos; Cada vez mais se opta pela enxertia de pinheiros mansos, para antecipar a sua produção e, assim, ter rendimentos muito mais cedo do que com o pinheiro tradicional. Manual Ilustrado - Enxertia do Pinheiro Manso.pdf

5 comentários:

  1. Tem uma foto atual deste pinheiro? Sou do Rio de Janeiro e plantei 9 sementes deste em pinheiro, que depois vou distribuir para os meus vizinhos. Queria saber sobre o tempo de crescimento dele. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Paulo,
      Sim, tenho um foto atual deste pinheiro! No entanto o tempo de crescimento pode variar devido a muitos fatores, por exemplo o facto desta ser uma espécie de clima mediterrâneo pode fazer com que se desenvolva melhor aqui em Portugal do que no Brasil.
      Mas para que fique com uma ideia durante esta semana já atualizo este post e coloco aqui a foto atual.
      Um abraço,

      Eliminar
    2. Não sei como vai ser o desenvolvimento dele aqui, já que é um clima bem diferente dai, com um verão tórrido e úmido e um inverno com chuvas esporádicas. Obrigado pelas informações e fico no aguardo da foto.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde. Optando pelo o método de enxartia ao fim de dez anos já se pode colher as pinhas, um pinheiro com esta idade pode produzir em média quantos quilos de pinhas e de pinhoes. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não lhe sabemos dar respostas concretas, pois as variáveis são muitas!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...