sábado, 21 de dezembro de 2019

Baunilha dos Jardins

 
25-12-2018
Nome científico: Heliotropium arborescens
Sinonímia: Heliotropium peruvianum
Nomes comuns: Baunilha-dos-jardins, Baunilha-de-jardim, Baunilha, Heliotrópio, Balsamina
Família: Boraginaceae
Origem: Peru

15-07-2016
A baunilha dos jardins é um pequeno arbusto com um ciclo de vida perene. Possui folhagem verde e permanente. As suas folhas são simples, alternas e ovais a lanceoladas. As suas flores são pequenas, apresentam-se em grupos densos na ponta dos ramos e têm uma cor que pode variar entre um lilás muito claro e um lilás escuro. 
24-10-2019
É uma planta muito apreciada pelas suas flores perfumadas que fazem lembrar o aroma da baunilha.

Propriedades e utilizações: Nos jardim, é uma planta com flores muito atraentes para abelhas e borboletas. Pode ser plantada em canteiros ou vasos.
É uma planta usada em perfumaria.
Há referência que as suas sementes quando ingeridas são venenosas e, por vezes, as suas folhas também são referidas como tal.


22-01-2018
25-02-2018



24-10-2019
Cultivo: Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra. Aprecia um solo fértil, húmido e bem drenado. Aconselha-se uma poda no final do inverno para produzir novos rebentos e controlar a forma da planta. Multiplica-se por sementes ou estacas.

Curiosidades: O nome do género Heliotropium está relacionado com o movimento para o sol; Da planta original foram feitos vários híbridos que agora estão distribuídos por todo o mundo; Pertence ao género da planta autóctone tornassol-com-pelos já falada aqui.

Nota: 1º atualização; Original de 10.10.2012

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...