terça-feira, 28 de agosto de 2018

Carvalhinha

19-07-2018

Nome científico: Teucrium chamaedrys
Nomes comuns: Carvalhinha, Carvalho-pequeno, Erva-carvalha, Erva-carvalhinha, Camédrios
Família: Labiadas
Origem: Europa, norte da África, Ásia

16-06-2016
A carvalhinha é subarbusto com um ciclo de vida perene. Possui um caule lenhoso na base e forma tufos de hastes que normalmente não ultrapassam os 30 cm de comprimento. As suas folhas verdes e brilhantes são ovais de margens crenadas. As suas flores possuem corola unilabiada de cor púrpura agrupadas (2 a 6) em verticilastros em número variável. O seu fruto é um aquénio.

É uma espécie autóctone de Portugal Continental, podendo ser encontrada em terrenos calcários e pedregosos, prados secos e bosques.

Propriedades e utilizações: Os povos antigos atribuíam-lhe propriedades febrífugas e digestivas. Para além dessas, possui propriedades carminativas devido aos compostos amargos e são-lhe, ainda, atribuídas propriedades adstringentes e antimicrobianas pelos taninos.
As suas folhas são usadas para aromatizar licores, vermutes e alguns vinhos.
Utilizam-se as folhas, a flor seca ou a parte aérea florida em infusões.
Na Bulgária, um chá é feito a partir das folhas desta planta para aliviar o desconforto gástrico.
Devemos ter em atenção que altas e contínuas dosagens podem produzir toxidade hepática, ou seja, podem causar danos no fígado.
05-07-2018
05-07-2018
É, ainda, uma planta muito ornamental que pode ser utilizada em jardins rochosos, por exemplo, ou pode ser usada para delimitar canteiros e formar sebes baixas.
As suas flores atraem polinizadores para a horta e jardim.

Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol. Aprecia solos suaves e leves com boa drenagem. Tolera solos pobres. Depois de estabelecida não necessita de regas regulares. Multiplica-se através de sementes, estacas ou pela divisão de aglomerados da planta.

Curiosidades: O nome do género Teucrium está relacionado com Teucro, o príncipe de Troia, a quem é atribuída a descobertas das suas propriedades; O nome da espécie chamaedrys está relacionado com a semelhança das suas folhas com as dos carvalhos; Pela mesma razão são-lhe atribuídos nomes comuns como: carvalhinha ou erva-carvalha.

2 comentários:

  1. Muitos Parabéns pelo blog.
    Já aprendi muito por aqui.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel.
      Agradecemos as simpáticas palavras e seja sempre bem-vindo!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...