quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Felicia

12-12-2017

Nome científico: Felicia amelloides
Sinonímia: Cineraria amelloides
Nomes comuns: Felícia, Margarida-azul
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: África do Sul

31-03-2017
A felícia é um subarbusto de textura semi-herbácea com um ciclo de vida perene. É uma planta arredondada e bastante ramificada. Possui pequenas folhas verdes de forma oval e, hoje em dia, também temos plantas com folhas variegadas. A sua floração é abundante e as suas inflorescências encontram-se dispostas em capítulos solitários, terminais, longo-pedunculados, de flores azuis com o centro amarelo.

Utilizações: Pode ser usada em floreiras, vasos ou canteiros.
É, ainda, usada para compor maciços em jardins, mas também em isolado.
As suas flores atraem abelhas, borboletas e vespas.
Como consegue viver em áreas arenosas, pode ajudar a estabilizar dunas de areia (desde que não seja usada como pioneira).

09-04-2015
02-12-2015
12-12-2013

Cultivo: Gosta de locais expostos ao sol direto ou bastante ensolarados, para que as suas flores abram totalmente. 
04-11-2013
12-12-2013
Aprecia solos férteis e bem drenados. No seu habitat natural encontra-se em dunas costeiras, planícies rochosas, pedregosas e arenosas. A rega deve ser moderada. Tolera podas leves de limpeza após a floração, removendo flores e folhas secas. Multiplica-se por sementes ou facilmente por estacas no outono e na primavera.


Curiosidades: Esta planta foi nomeada primeiro por Linnaeus, em 1763, como Cineraria amelloides; Não se sabe a origem exata do nome da espécie, uns autores referem que está relacionada com a semelhança à espécie Aster amellus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...