sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Agave americana


18-12-2015
Nome científico: Agave americana  var. marginata
Nome popular: Agave, Agave-americana, Piteira, Pita
Família: Asparagaceae
Subfamília: Agavoideae
Origem: México

12-02-2008
A agave-americana é uma planta rizomatosa com um ciclo de vida perene. As suas folhas são verde-glaucas, mas na variedade “marginata” são verdes com margens amarelas. Estas crescem desde o solo em forma de roseta, são grandes, lanceoladas e carnudas. As margens têm espinhos muito finos e afiados com forma de anzol e todas as folhas terminam no seu ápice com um pico muito fino de aproximadamente 5 cm de comprimento. A sua floração ocorre apenas uma vez e, nesse momento, surge do centro da roseta de folhas um talo que pode atingir 10 metros de comprimento e 10 cm de largura, no qual vão saindo pequenos ramos em forma de pirâmide. Cada ramo termina com um grupo de flores de cor amarela-esverdeada. As suas sementes pretas encontram-se dentro das cápsulas triangulares e oblongas.

Propriedades e utilizações: Na medicina, o açúcar (agavose) produzido pela agave-americana é usado como diurético e laxante; Em alguns países da América central, os espinhos das suas folhas são usadas como alfinetes e agulhas.
A agave-americana foi introduzida nos jardins devido ao interesse ornamental da geometria da planta (em forma de roseta), assim como pelos tons da sua folhagem (no caso da variedade em questão). Esta planta foi ainda muito utilizada na construção de sebes. Contudo, devemos ter em atenção que o contato com a seiva fresca da planta pode causar dermatite em pessoas sensíveis e os espinhos das folhas podem magoar quer pessoas quer animais. Devemos, ainda, ter em conta o seu comportamento invasor, principalmente nas áreas do litoral e nas áreas mais quentes e secas do interior.
18-12-2015
01-04-2010
26-03-2011

Cultivo: É uma planta de clima quente e seco que prefere sol pleno e terrenos rochosos ou solos arenosos.

Curiosidades: Os agaves florescem uma vez a cada 7-20 anos ou mais e, posteriormente, a planta principal morre; Esta foi a primeira espécie de Agave a ser levada para a Europa onde por muito tempo se acreditou que a planta somente florescia após atingir cem anos de idade.

Nota: 1.ª atualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...