quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Cosmos


26-10-2015
Nome científico: Cosmos bipinnatus
Nomes comuns: Cosmos, Cósmea, Beijo-de-moça
Família: Asteraceae (ou Compositae )
Origem: América do Norte (México)

14-10-2015
26-10-2015
Os cosmos são plantas herbáceas com um ciclo de vida anual. Podem atingir entre 30 centímetros a 1 metro de altura. A sua folhagem possui um aspeto plumoso devido aos seus caules bastante ramificados e às suas folhas finas muito divididas. Estas são, ainda, opostas, pinadas e de cor verde. As suas inflorescências, do tipo capítulo, pode ser simples ou dobrada e são compostas por flores singelas, circulares e de variadas cores desde cor-de-rosa, vermelho, violeta, laranja, branco e tons intermediários. A sua floração normalmente ocorre durante os meses de verão e outono.
02-12-2015
26-10-2015
02-12-2015
Utilização: No jardim, os cosmos aumentam o seu interesse ornamental quando plantados em grupos, sendo usados na formação de maciços, canteiros e bordaduras.
As suas flores podem ser utilizadas como flor-de-corte, em arranjos e buquês. Estas são, ainda, muito atrativas para insetos polinizadores como as abelhas e as borboletas
18-12-2015
26-10-2015

Cultivo: Esta planta é muito rústica e não necessita de cuidados especiais. Deve ser plantada ao sol, mas tolera a meia sombra. Adapta-se a qualquer tipo de solo, incluído os solos muito pobres. Tolera a seca, necessitando apenas de regras moderadas. Suporta o algum frio, mas é sensível às geadas. Para que floresça com mais abundância devemos evitar solos demasiado adubados (pois nesse caso crescem mais folhas do que flores). Devemos cortar as flores velhas para prolongar a floração. Multiplica-se através de sementes que são normalmente semeadas no local definitivo no início da primavera. Após a sementeira devemos manter o solo constantemente húmido. A germinação ocorre dentro de uma ou duas semanas.

Curiosidades: O nome do género, Cosmos, tem origem na palavra grega kósmos que significa "ordem", "organização", "beleza" e "harmonia".

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...