terça-feira, 28 de maio de 2019

Alcachofra

23-06-2015

Nome científico: Cynara scolymus
Sinonímia: Cynara cardunculus subsp. scolymus
Nomes comuns: Alcachofra, Cachofra, Alcachofra-hortense
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: Norte de África e Europa meridional

09-10-2014
23-06-2015
A alcachofra é uma planta herbácea, vivaz, que pode atingir cerca de 1 metro de altura. Possui folhas grandes, por vezes muito divididas, alongadas, com espinhos pequenos, de coloração verde e cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida. Os seus capítulos florais são volumosos e desenvolvem-se nos ramos terminais ou laterais. No interior do capítulo (cabeça da alcachofra) encontra-se um receptáculo carnudo que é comestível, assim como as brácteas suculentas que o envolvem. As suas flores com tonalidades roxas e algo azuladas saem em grande número do capítulo, dando origem aos frutos (aquénios). A sua floração ocorre nos meses de maio/junho.
A alcachofra é considerada um dos legumes mais requintados e saborosos.

02-05-2015
05-05-2015
09-06-2015
Propriedades e utilizações: As folhas das alcachofras são extremamente ricas em cinarina, componente que possui importantes propriedades medicinais utilizadas nos problemas de fígado e das vias biliares (consta que a tisana obtida pelo cozimento das suas folhas tem um sabor horrível, mas que faz muito bem). Ainda se pode utilizar no combate a lesões de pele, como eczemas, devido à melhoria que proporciona no funcionamento hepático (“depurativo”).
Os seus capítulos florais são comestíveis, mas a colheita deve ser realizada quando as brácteas ainda estão fechadas, pois quando estas se abrem a alcachofra torna-se mais fibrosa.
23-06-2015
25-06-2015
Podem ser consumidos crus (as brácteas são normalmente servidas cruas, temperadas com sal e limão) ou cozidos em água com algumas gotas de limão, alho e sal durante cerca de 35 minutos. Podem ainda ser assados, refogados, fritos, recheados, acompanhados de molhos ou saladas e conservas. São ricas em vitamina A e B1 e, em traços gerais, diz-se que as alcachofras podem ser utilizadas para emagrecer ou para complementar tratamentos, tais como: baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases.
Apesar das famosas “flores imaturas” das alcachofras toda a planta pode ser consumida (folhas, pecíolos, flores e raízes). Por exemplo, as folhas verdadeiras (aquelas que crescem ao longo do tronco), para além de serem utilizadas para fins medicinais, também são comestíveis (escaldadas ou cozidas). Ou os talos/pecíolos habitualmente consomem-se com um molho (vinagrete, por exemplo).
19-06-2015
22-06-2015
Os estames das flores podem ainda ser utilizadas como coalho no fabrico de queijo.
Em tinturaria, das folhas da alcachofra obtém-se um corante cinzento escuro.
As flores são super atraentes para alguns insetos, como por exemplo as abelhas.

Cultivo: Esta planta é sensível às geadas severas, ao frio e à humidade excessiva. Aprecia o sol direto e cresce melhor em temperaturas médias de 13°C a 18°C. Requer solos bem drenados e ricos em matéria orgânica (é capaz de suportar adições de composto pouco decomposto). Não aprecia solos ácidos.
Quando o objetivo for a produção de alimento ("flor de alcachofra"), devem-se evitar altas aplicações de matéria orgânica, que viçam demais a planta, atrasando a floração. Por outro lado, quando o clima está muito quente e seco os capítulos florais tendem a abrir precocemente.
A alcachofra é uma planta perene e pode produzir por seis ou mais anos, mas os horticultores geralmente substituem as plantas a cada três anos, pois a produção tende a diminuir em número e qualidade a partir do terceiro ano.
O método mais recomendado para a propagação é a divisão dos rebentos com um pedaço de raiz e três a cinco folhas. As alcachofras quando semeadas têm tendência a degenerarem e a aproximarem-se dos cardos, apresentando uma grande variação de tamanho, forma da planta e das flores e quantidade de espinhos.
30-06-2015
23-06-2015
30-06-2015

Curiosidades: Apesar da origem descrita, esta planta não é conhecida na natureza, daí pensar-se que provavelmente surgiu do cardo comum (C. Cardunculus) com o qual partilha várias semelhanças. Por isso, a alcachofra é, por vezes, apelidada de “cardo domesticado”, acreditando-se que foi sofrendo sucessivos melhoramentos para consumo humano por muitos anos de cultivo; O nome "alcachofra" provém do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhosa"); O nome cynara vem do grego e segundo uma lenda, Cynara seria uma jovem que rejeitou Zeus e que foi por ele transformada nessa planta; A fama da alcachofra deve-se a Catarina de Médici, casada com o Rei Henrique II da França, que foi amante deste legume e responsável pela sua introdução na corte francesa, no século XVI.

3 comentários:

  1. Obrigado pela partilha! Quanto tempo em média leva a alcachofra a dar flor? Germinei umas sementes e acabo de as transplantar para a terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Diria que no próximo ano já terá muitas flores!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Estava na esperança de ainda ter este ano, mas sabia ser inverosímil, bem lá no fundo. :')

      Grato pela resposta!

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...