quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Mini Melancia


03-12-2014
Nome científico: Melothria scabra
Nomes comuns: Mini-melancia, Cucamelon, Mini-melancia-mexicana, Mini-melão, Mini-pepino, Pepino-amargo-mexicano, “Sandita” (“pequena melancia” em espanhol), “Cucamelon/ Mouse Melon/ Mexican sour gherkin” (em inglês)
Família: Cucurbitaceae
Origem: México e América Central
01-08-2015

A planta mini-melancia é uma trepadeira que pode ultrapassar os 3 m de comprimento. Em Portugal é uma cultura de verão, sendo cultivada como anual. As suas hastes são finas e as suas folhas são pequenas, verdes, brilhante e palmadas. Produz flores masculinas e femininas separadas na mesma planta (como as plantas da família das cucurbitáceas). As flores, com cinco pétalas, são pequenas, amarelas, solitárias e nascem nas axilas das folhas. Os seus frutos, mais ou menos do tamanho de uma uva (2 a 5 cm de comprimento), são oblongos, de cor verde-claro com estrias mais escuras, fazendo lembrar pequenas melancias.

19-10-2014
01-08-2015
31-07-2015

Utilizações: Os frutos desta planta são comestíveis e têm um sabor a pepino com um toque cítrico. Podem ser consumidos ao natural, por exemplo em saladas ou como aperitivo temperados com sal e azeite juntamente com azeitonas e pimentos. Outra maneira de os consumir é em forma de pickles, tal como os pepinos cornichons.
As suas flores atraem borboletas e abelhas, sendo a sua presença necessária para que a polinização ocorra.
22-08-2014
22-08-2014
22-08-2014

Cultivo: Esta planta deve ser plantada ao sol. Prefere solos férteis e que retenham alguma água sem que fiquem encharcados. Aprecia regas regulares e locais protegidos de ventos fortes. Sendo uma trepadeira necessita de suportes onde as suas gavinhas se irão prender para que os seus ramos cresçam. Apesar de ser uma cultura de verão, tolera algum frio, mas não suporta geadas.
São plantas mais resistentes a pragas se comparadas com os pepinos (Cucumis sativus).
Multiplica-se por sementes (devemos escolher os frutos mais maduros). No ano seguinte, na primavera, devemos colocar as sementes sobre o solo e cobri-las muito ligeiramente e manter a terra húmida para que ocorra a sua germinação.

Curiosidades: Consta que esta planta foi domesticada e cultivada há muito tempo pelos Incas; Foi descrita pela primeira vez cientificamente em 1866 pelo botânico francês Charles Victor Naudin; Há um pormenor que a distingue das restantes cucurbitáceas: as flores femininas aparecem antes das masculinas.
29-10-2014
31-07-2015
29-10-2014

3 comentários:

  1. Como não costuma haver abelhas na minha varanda, questiono-me se conseguirei fazer a polinização artificial desta planta? Como poderei distinguir as flores femininas e masculinas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Tente e depois conte-nos a sua experiência :)
      As flores masculinas têm só a flor, enquanto que nas femininas conseguimos ver atrás da flor um pequeno fruto (4ª foto).
      Um abraço

      Eliminar
  2. Nasceu um pé desse negócio aqui em casa, mas até agora me pergunto como.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...