quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sargaça


03-07-2015
Nome científico: Halimium halimifolium
Nomes comuns: Sargaça, Sargaça-amarela
Família: Cistaceae
Origem: Região mediterrânica

03-07-2015
A sargaça é um pequeno arbusto ou subarbusto muito ramificado e ereto que pode atingir cerca de 1 metro de altura. As suas folhas são elípticas ou espatulado-lanceoladas, branco-tomentosas em ambas as páginas quando novas, esverdeadas ou acinzentadas na página superior quando adultas. Apresenta inflorescências dispostas em cimeiras terminais com flores de 5 pétalas amarelas, por vezes, maculadas (com manchas castanhas) na base. A sua floração ocorre entre os meses de março a agosto. O seu fruto é uma cápsula ovoide com numerosas sementes.

Utilizações: Esta planta pode ser usada nos jardins, tanto pela coloração cinza das suas folhas como pela sua abundante floração amarela que contribui para o aumento da diversidade. As suas flores atraem inúmeros insetos.
03-07-2015
08-07-2015
08-07-2015

Cultivo: É uma planta autóctone, sendo mais frequente em algumas zonas do litoral de Portugal Continental. 
Pode ser encontrada em matagais xerofíticos (sargaçais, estevais), areias costeiras ou sob coberto de pinhais ou sobreirais. 
Prefere solos arenosos ou siliciosos, suportando também os calcários, desde que bem drenados. 
Aprecia a exposição solar total, mas tolera a meia sombra desde que pouco densa. 

03-07-2015
03-07-2015
Curiosidades: O nome do género Halimium deriva do grego “hals, halos” (“sal, mar”) relacionando-se com o ambiente que as plantas ocupam; A designação da espécie tem origem nos termos “Atriplex” e “folium” (folha), sendo atribuída devido à semelhança das suas folhas com as da planta Atriplex halimus (que ocupa ambientes com elevada salinidade e perto do litoral); As suas flores são efémeras (duram um a dois dias), mas logo são substituídas por outras novas na manhã seguinte; A mesma planta só dá flores maculadas ou sem máculas; O tamanho da mancha castanha na base das pétalas pode variar, mas é uniforme em cada planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...