quinta-feira, 30 de abril de 2015

Lamium galeobdolon


22-07-2014
Nome científico: Lamium galeobdolon ‘variegatum’
Sinonímias: Lamiastrum galeobdolon, Galeobdolon luteum, Galeopsis galeobdolon,
Família: Lamiaceae (Labiatae)
Origem: Europa e Ásia
26-08-2014 

O Lamium galeobdolon é uma planta herbácea que se espalha rente ao solo e que apresenta um ciclo de vida perene. 
A sua folhagem, persistente ou semi-persistente, destaca-se devido à coloração verde-escura com manchas prateadas. As suas folhas são opostas, ovais, dentadas, apresentam numerosos pelos e exalam um leve aroma quando esmagadas. As suas flores são amarelas e pequenas.

23-03-2015
25-05-2014
Utilizações: No jardim, esta planta pode ser usada em vasos suspensos ou pode ser plantada diretamente no solo onde forma um vasto e denso tapete vegetal. 
Nesta última opção, devido ao seu rápido crescimento, devemos delimitar a área onde está plantada para evitar que se alastre mais do que o desejado, já que se encontrar as condições ideais pode tornar-se invasora.
Atrai abelhas e outros tipos de insetos, porque cada uma das suas flores contém uma pequena gota de néctar na sua base.
As suas flores são comestíveis e podem ser usadas para decorar saladas, por exemplo.
23-03-2015
23-03-2015
23-03-2015
Cultivo: Deve ser plantada em solo fresco, bem drenado e rico em matéria orgânica. Prefere a meia-sombra, mas adapta-se ao sol. Multiplica-se por estolhos ou sementes.
28-03-2015
28-03-2015


Curiosidades: Esta espécie foi recentemente transferida para ao género Lamium; O nome do género Lamium deriva da palavra grega “laimos” que se refere a garganta, devido à forma das suas flores; A designação da variedade galeobdolon significa “cheira como uma doninha” em referência ao cheiro desagradável das suas folhas quando esmagadas/trituradas; Em inglês o seu nome comum é Yellow Archangel (Arcanjo-amarelo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...