sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Jacintos

29-01-2015
Nome científico: Hyacinthus orientalis L.
Nome comum: Jacinto
Família: Liliaceae
Origem: Europa e Ásia

16-01-2014
O jacinto é uma planta herbácea bolbosa com um ciclo de vida perene. De cada bolbo rebentam quatro a seis folhas verdes, estreitas e compridas que rodeiam a haste floral. No inverno (ou na primavera) nasce uma haste com numerosas flores pequenas. Estas exalam um perfume forte e podem ser roxas, brancas, cor-de-rosa, entre outras cores, pois existem cerca de 60 cultivares que cobrem quase todas as cores conhecidas.

Cultivo: Os bolbos devem ser plantados, até ao final do outono, ao sol ou meia sombra. Apreciam solos leves e bem drenados. Gostam de climas frios e a rega deve ser moderada para evitar que apodreçam (durante o inverno não são regados e quando as folhas rebentam devemos manter o solo ligeiramente fresco e húmido). Devemos evitar molhar as flores. Quando acabar a floração devemos cortar a haste floral (para que o bolbo não enfraqueça) e deixar secar as folhas na planta. Caso se pretenda remover os bolbos, devemos cortar as folhas secas rente ao solo e depois guardá-los em local fresco e seco. Os jacintos multiplica-se através dos bolbos que vão nascendo junto do bolbo principal (mas há que ter em conta que estes bolbos mais pequenos não dão flor antes de dois ou três anos).
27-02-2014
28-01-2015
29-01-2015

Utilizações: Os jacintos podem ser plantados em canteiros, floreiras ou vasos. No jardim, podem ser espalhados pela relva e junto a árvores.
As suas flores muito perfumadas atraem diferentes insetos, entre os quais as abelhas, que recebem o seu néctar como recompensa por ajudarem na sua polinização.
A partir das suas flores é obtido um óleo essencial usado em perfumaria e um corante azul.
Devemos ter em atenção que o contacto com a seiva dos jacintos pode causar dermatite em algumas pessoas e o seu bolbo é bastante perigoso se inserido (pois as toxinas estão aí concentradas). O seu aroma, tão agradável para muita gente, chega a ser forte demais para outras pessoas, que podem sentir náuseas e dores de cabeça.
21-02-2014
29-01-2015
29-01-2015

Curiosidades: Na mitologia grega, Hyakinthos (Jacinto) era um jovem belo e atlético muito admirado por Apolo, Deus do Sol e da Verdade, e por Zéfiro, Deus do Vento do Oeste. Devido aos ciúmes foi morto acidentalmente numa luta entre os dois deuses e a primeira flor de jacinto brotou da terra onde o seu sangue tinha sido derramado; No século XVIII, a Madame de Pompadour, amante do Rei Luís XV da França, mandou plantar uma infinidade de jacintos nos jardins de Versalhes, o que estimulou o plantio desta espécie na França. Sendo que ainda hoje, as suas flores são usadas para fazer perfume no sul da França.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...